Expandindo a visibilidade de quem empreende no Flexal, comerciantes e prestadores de serviço da região participam da Feira Internacional de Artesanato. O evento, que começou no dia 25 de julho e vai até o próximo domingo (3), no Espaço de Eventos Jaraguá, é uma oportunidade de negócios, lazer e entretenimento, onde visitantes conhecem culturas de outros países e o que é produzido em cada região.

 

Pela primeira vez, os empreendedores dos Flexais estão participando de uma feira em que apresentam seus produtos artesanais e itens da culinária local ao lado expositores de países como Grécia, Portugal, Rússia, Coreia do Sul e Índia. A presença é apoiada pelo Projeto Integração Urbana e Desenvolvimento dos Flexais. A região foi representada com uma mostra de artesanatos, roupas, cosméticos e papelaria criativa. Além de comércio, visitantes da Feirarte também aproveitaram uma extensa programação cultural, como desfiles de moda, shows musicais e apresentações artísticas.

 

Para a comerciante Edileuza Lira, participar da Feirarte está sendo uma experiência transformadora. “As feiras sempre foram importantes para mim, mas esta supera todas as expectativas. Vender é essencial, mas o mais valioso é ter meu trabalho reconhecido por pessoas de diferentes lugares. Essa visibilidade abre portas e gera novas oportunidades. Ver meu produto chegar a um público de fora do Estado é algo que, sinceramente, eu nunca imaginei viver”, afirmou.

 

A visitante Mariana Sancler, do Rio de Janeiro, que esteve de férias em Maceió, conheceu o trabalho dos comerciantes dos Flexais e destacou a experiência. “Fiquei encantada com a qualidade dos produtos. Registrei tudo em fotos para mostrar à família e levei lembranças para casa. Inclusive, peguei contatos de empreendedores porque minha família é apaixonada por decoração e vamos solicitar encomendas, com certeza”, contou.

 

O empreendedorismo na região é incentivado pelo Projeto Flexais, que apoia a participação dos comerciantes locais em eventos dentro e fora da comunidade desde 2024. A principal inciativa desse apoio, a Feira dos Empreendedores do Flexal, é uma organização do conselho popular, formado por moradores da comunidade e apoiada pelo projeto por meio de fornecimento de estandes e estruturas para exposição, espaço para entretenimento das crianças e promoção de atrações culturais.

 

Projeto Flexais

 

O Projeto Integração Urbana e Desenvolvimento dos Flexais é fruto do Termo de Acordo assinado em outubro de 2022 pelo Município de Maceió, Ministério Público Federal, Ministério Público do Estado de Alagoas, Defensoria Pública da União e Braskem. Das 23 ações previstas para reverter o ilhamento socioeconômico da região e incentivar a economia local, 16 estão implementadas e as demais em andamento.