O CM Cast lançou um novo episódio nesta segunda-feira (21), com a participação da professora Ana Dayse Dorea. A entrevista foi conduzida pelos jornalistas Carlos Melo, diretor do Grupo CadaMinuto, e Ricardo Mota. Na conversa, a educadora relembrou sua trajetória na política e na educação em Alagoas.
Professora do curso de Medicina da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Ana Dayse já ocupou cargos de destaque, como o de reitora da instituição e o de secretária municipal de Educação de Maceió, durante o primeiro mandato do então prefeito Rui Palmeira. Apesar disso, ela nunca se envolveu diretamente com a política partidária e segue sem filiação até hoje.
“Foi uma experiência muito rica. Muitos desafios, mas também muitos sucessos. Vivi um período de bons tempos na universidade, quando o Governo Federal deu grande apoio às instituições públicas de ensino superior”, afirmou, ao comentar sua passagem pela reitoria da Ufal.
Durante a entrevista, Ana Dayse também destacou a importância da interiorização da universidade e lembrou a criação do Centro de Oncologia no Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HU).
Ao comentar a atual crise nas universidades federais, marcada por cortes e limitações orçamentárias, ela comparou com o cenário vivido durante os dois mandatos do presidente Lula e o início da gestão de Dilma Rousseff, quando a situação era mais favorável.
Segundo a professora, o atual governo Lula enfrenta maior resistência do Congresso para liberar recursos essenciais.
“Quando se fala em cortar, cortam logo da saúde e da educação, onde estão os maiores orçamentos. Conversei com o reitor Josealdo Tonholo e o orçamento que eles estão recebendo hoje é equivalente ao da minha época, em 2009”, ressaltou.
Ana Dayse também falou sobre a Academia Alagoana de Educação, da qual é presidenta. Criada há oito anos, a entidade tem como missão refletir e debater os rumos da educação no estado.
Por fim, a professora relembrou os desafios enfrentados à frente da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e comentou projetos atuais que visam ampliar o acesso à educação em Alagoas.
Os episódios do CM Cast vão ao ar às segundas e quintas-feiras.