O primeiro desafio de inovação aberta realizado no Sertão de Alagoas chegou ao fim neste domingo (21), consagrando quatro equipes vencedoras do Hackathon da Super Connect. Ao todo, 14 equipes concluíram a maratona de 46 horas com soluções para problemas reais enfrentados pela empresa Super Connect, que sediou o evento em sua unidade no município de Olho d’Água das Flores.
A iniciativa integra o Circuito Alagoano de Inovação (CADI), promovido pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), com execução do Laboratório de Inovação Inclusiva da Ufal (Liinc).
Durante todo o fim de semana, as equipes trabalharam para propor soluções para dois desafios: “Como tornar mais eficiente a gestão de inadimplência e recuperação de clientes que “somem” após contratar o serviço?”; e “Como garantir a devolução de equipamentos em comodato após o cancelamento do serviço, mesmo quando o cliente não colabora?". Das 14 equipes entregaram soluções no período estipulado, oito escolheram o primeiro desafio e seis o segundo.
Após as apresentações dos projetos em formato de pitch, avaliados por uma banca técnica, foram anunciadas as seguintes equipes premiadas:
No desafio um, que tratou da gestão de inadimplência, a equipe vencedora foi a formada por Samila Alves Ribeiro, Gabriel Melo dos Santos, Luiz Guilherme Monteiro Silva, Kayo Alves Martins e Pedro Paulo Bonomo de Melo, todos cursando o ensino médio em Olho d’Água das Flores. Já o segundo lugar ficou com a equipe formada por Artur Barbosa Silva, Caio Vitor Menezes dos Santos, Adryan Victor Oliveira Gomes e Henrique Morais dos Santos, que metade está no ensino médio e a outra metade no ensino superior e são de Junqueiro, Arapiraca e Girau do Ponciano.
No desafio 2, que foi sobre a recuperação de equipamentos, o primeiro lugar ficou com Mirela Rayssa Dos Santos Pereira, Ellis Regina Santos Tavares, Geydson Almeida de Souza, Laura Oliveira da Silva Sales e Manuela da Silva Tavares, todas cursando o ensino médio no Ifal Benedito Bentes, Maceió. O segundo com Layzza Vanessa da Silva, Isabel Conceição dos Santos Goes, José Jeferson Teles Fabiano e Leonardo Barros Gomes, todos estudantes da Ufal de Delmiro Gouveia.
Os primeiros lugares receberam R$ 2 mil, e os segundos colocados foram premiados com R$ 1 mil, além de troféus e certificados.
A maratona também reforçou o compromisso da academia e dos setores público e privado em fomentar a inovação também no interior de Alagoas. "Mais uma entrega do CADI feita com sucesso. Este é apenas o começo de uma nova era para a inovação no sertão", celebra Hérmani Magalhães, coordenador do Liinc.