O deputado federal Marx Beltrão (PP) foi um dos responsáveis por garantir mais uma vitória para Pindorama, para Coruripe e para Alagoas em Brasília. O trabalho do parlamentar junto aos organismos federais na capital brasileira foi essencial para assegurar a liberação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) das famílias e dos empreendimentos membros da Cooperativa Pindorama.
Há meses Marx vinha atuado em defesa da solução do impasse em torno do Cadastro, chegando a se reunir no começo de junho deste ano com o presidente nacional do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Rodrigo Agostinho. No encontro, Beltrão apresentou a causa buscando garantir este direito dos agricultores e das famílias dos trabalhadores cooperativados.
“Sempre atuamos assim, trabalhando por Coruripe e por toda Alagoas. Na conquista do CAR foi vital a iniciativa do prefeito Marcelo Beltrão e de sua equipe, assim como também a luta incansável dos membros da Pindorama e o suporte dos organismos ambientais alagoanos e federais. Uma Pindorama forte é uma região sul e ribeirinha fortes. E a regularização do CAR garante novas linhas de crédito e apoio para milhares de famílias”, destacou Marx.
O CAR é um documento essencial para a liberação de financiamentos agrícolas e, sem ele, as linhas de crédito disponíveis aos agricultores são bloqueadas. Agora, com a questão resolvida, fomentos econômicos vitais para os empreendimentos de todos da Pindorama vão avançar. Vale destacar que o Cadastro tem como objetivo integrar informações ambientais e auxiliar no controle, monitoramento e combate ao desmatamento nas zonas agrícolas.
Com o CAR desbloqueado, estima-se que mais de R$ 50 milhões possam ser movimentados em crédito rural, aquecendo a economia, fortalecendo a agricultura familiar e promovendo geração de renda.