Arranha- céu é um prédio grandão, que se destaca das construções no entorno, partindo desse pressuposto, o Parque Biblioteca, ou CEU, no Conjunto Frei Damião, no Benedito Bentes é um arranha-céu.
A construção do Parque Biblioteca é um projeto arrojado de João Henrique, o prefeito de Maceió, que quando em campanha, conheceu a obra, iniciada em 2012, com previsão de entrega para 2018, já em grave processo de deterioração.
João decidiu que iria terminar a obra abandonada pela gestão anterior (?) e agregar a educação, como valor singular, para a comunidade do Frei Damião, um território violentado, por muitas ausências sociais.
E o projeto foi criando forma, trazendo mais gente, para o diálogo de muitas linguagens, desafiando as fronteiras das impossibilidades, na resolução das diferentes demandas
Nesse contexto, ganha importância a gestão da então secretária, Jó Pereira e equipe Semed, que assumiu o desafio de articular conversas assertivas, no desobstruir as complexidades práticas e pedagógicas, estabelecendo estratégias abrangentes e integradoras para dar vida ao CEU.
CEU das Artes, quer dizer Centro de Arte e Esporte Unificado é um espaço bilingue, multifuncional, tem vários andares, agregando biblioteca, ambientes esportivos, salas de formação, laboratório de inovação e inclusão digital, cineteatro, com 48 lugares, e etc, etc.
O CEU foi inaugurado na terça-feira, 08 de julho e atenderá 1.052 crianças das escolas Paulo Henrique Costa Bandeira, Padre Brandão Lima, Frei Damião, Maria de Fátima Lyra e Professor Petrônio Viana, de segunda a sexta-feira.
E, é imprescindível afirmar que, o atual secretário de educação, Rogério Lima, chega na gestão, com dinâmica própria, diferenciada e assume o comando da ação contínua, substantivando a proposta da política pública, assentada na educação inovadora e centrada na humanização.
Uma educação que liberta e faz alçar grandes voos.
A gestão de João Henrique investiu 7,3 milhões de reais, recursos próprios do município e o Governo Federal chegou junto, com apoio parceiro, extra necessário e agora a população do Frei Damião tem um CEU para chamar de seu.
É massa!