Com o objetivo de impulsionar os negócios locais e discutir caminhos inovadores de valorização do patrimônio histórico de Penedo, o Sebrae reuniu empresários, investidores, profissionais do ramo imobiliário e da construção civil, em um encontro para fortalecer conexões entre os segmentos que atuam diretamente na transformação do território urbano.

O evento Venda Mais: Transforme Necessidades em Oportunidades foi realizado na quarta-feira (2) e reuniu cerca de 40 participantes, estimulando o networking e a formação de parcerias com base no potencial turístico, cultural e empreendedor do município histórico.

O destaque do encontro foi a palestra “Retrofit, Oportunidades e o Novo Ciclo Urbano”, ministrado pela arquiteta Camila Oliveira. A especialista trouxe uma abordagem técnica sobre o conceito, ressaltando a importância de unir tradição e inovação como estratégia para movimentar a economia e gerar oportunidades de negócios. Também compartilhou casos de sucesso em outras cidades brasileiras, e de empreendimentos que conseguiram prosperar a partir da modernização e preservação de imóveis com valor histórico.

Para viabilizar esses investimentos, o gerente do Banco do Nordeste, Fredi Fonseca, apresentou uma linha de crédito exclusiva voltada para a restauração e modernização de prédios históricos. De acordo com ele, o financiamento permite que os empreendedores façam intervenções modernas sem prejudicar o valor histórico dos imóveis, valorizando os negócios e contribuindo para a requalificação urbana.

Setores público e privado se unem em busca de avanços

As discussões trataram também da necessidade de revitalização e modernização do centro histórico de Penedo, como um atrativo a mais para o turismo no município. A prefeitura, que também foi parceira na realização do encontro, foi representada pelos gestores das secretarias municipais de Turismo e Infraestrutura (Seinfra) e de Comércio e Indústria (Sedecin).

O secretário da Sedecin, José Marinho Júnior, defendeu a união de forças entre os setores públicos e privados para obter avanços concretos e garantiu que a gestão municipal está disposta a apoiar todas as ações que estimulem o desenvolvimento da cidade e contribua para a preservação histórica e crescimento do turismo.

Para o analista do Sebrae, Lucas Brandão, a aplicação da iniciativa no centro histórico do município pode posicionar Penedo entre as cidades que utilizam a preservação do patrimônio arquitetônico como motor para o desenvolvimento sustentável.

“A união dos participantes foi essencial para discutir as principais mudanças necessárias à revitalização do centro histórico de Penedo, promovendo o desenvolvimento territorial e principalmente o fortalecimento do potencial turístico do município. Para isso, é necessário que os participantes busquem acompanhamento técnico e o aprimoramento contínuo das práticas empreendedoras”, ressaltou.