O deputado federal por Alagoas, Rafael Brito (MDB), 3º vice-presidente da Comissão Especial do Plano Nacional de Educação (PNE) da Câmara dos Deputados, irá mediar, no próximo dia 3 de julho, o Seminário Nacional sobre o novo Plano Nacional de Educação em Alagoas. O evento, acontecerá a partir das 14h, no Centro Cultural do Sinteal, em Maceió.
O seminário integra a agenda nacional de escutas públicas da Comissão Especial responsável por analisar o Projeto de Lei nº 2614/2024, que propõe as novas diretrizes, metas e estratégias para a educação brasileira no período de 2024 a 2034.
Um dos pontos importantes do novo plano é educação inclusiva e especial. “Precisamos pontuar as estratégias e o monitoramento para garantir o atendimento às diversidades, com políticas específicas para populações indígenas, quilombolas, comunidades tradicionais e pessoas com deficiência, promovendo uma educação pública que respeite e valorize a pluralidade cultural e social”, reforçou o vice-presidente da Comissão Especial do PNE.
Rafael Brito pontuou também como tema fundamental para a qualidade do ensino público em todo país, a limitação nas contratações precárias. Na relatoria do Sistema Nacional de Educação, o deputado alagoano, apresentou uma alteração no PL para estabelecer percentual máximo, de 30%, na contratação de profissionais temporários, seja pelos municípios ou estados.
“O seminário será o momento de ouvirmos todos os agentes envolvidos na educação de Alagoas. Recebemos muitas demandas dos profissionais da educação e compreendo que a qualificação desses profissionais é crucial para os avanços efetivos na educação. Valorizando os profissionais, diminuiremos da rotatividade e conseguiremos melhores resultados de aprendizado”, defendeu Rafael Brito.
Serviço:
Evento: Seminário Nacional do Novo Plano Nacional de Educação (PNE)
Data: 3 de julho de 2025
Horário: a partir das 14h
Local: Centro Cultural do Sinteal – Maceió/AL
Inscrições Abertas:
(https://doity.com.br/seminario-nacional-do-novo-pne-alagoas)