O município de Santana do Mundaú e a Assessoria de Comunicação do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems-AL) venceram na noite dessa terça-feira (17) na 20ª Mostrar Brasil Aqui Tem SUS do XXXVIII Congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), em Belo Horizonte-MG.
As duas experiências exitosas com foco no fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) disputaram com 788 trabalhos de 1625 municípios brasileiros. Foram mais de 7 mil experiências inscritas.
O trabalho de Santana do Mundaú, intitulado Arteterapia como Instrumento na Ressocialização de Pessoas em Sofrimento Psíquico da autora Naira de Freitas foi um dos destaques dentre os mais de 7 mil do Brasil.
É muito gratificante ver Santana do Mundaú levar um prêmio entre tantas iniciativas inovadoras dos demais municípios brasileiros.
"Sou grata a toda equipe de profissionais que se dedicam diuturnamente para que todo esse trabalho aconteça e principalmente a equipe que cuida dos nossos pacientes em saúde mental, em especial à psicóloga Naira Freitas", afirmou Paula.
Na disputa de trabalhos realizados pelos Cosems o de Alagoas se destacou com o Cosems-AL na Promoção da Comunicação em Saúde por Meio de Diferentes Canais para Valorização do SUS, de autoria do jornalista e coordenador da instituição Rick Carvalho e cooautoras a jornalista Mary Wanderley e a profissional do Marketing Angela Santos.
O presidente do Cosems-AL e vice-presidente do Conasems, Rodrigo Buarque, afirmou que o Estado sempre se destaca e desta vez o município de Santana do Mundaú e a Comunicação do Conselho levam o prêmio na bagagem, colocando Alagoas no cenário nacional da produção de conteúdos qualificados sobre saúde pública.
O autor do trabalho da Comunicação Rick contou da emoção em ouvir mais uma vez o nome do Cosems-AL sendo premiado em evento nacional. "A Semana da Comunicação teve o intuito de contribuir para a formação de comunicadores dos municípios alagoanos, levando mais conhecimento técnico para promover uma comunicação mais eficaz e próxima da população".
De acordo com ele essa conquista só foi possível graças ao apoio do presidente Rodrigo e Diretoria que aposta na Comunicação, bem como a equipe técnica que se envolveu diretamente nesse projeto, uma vez que a ideia é gerar conexão com os municípios alagoanos.