Cleber Santos Vieira é secretário substituto da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi/MEC), um cabra bom de conversa, ouvinte primoroso e também é detalhista, anota, criteriosamente, os pontos importantes da reunião..
Cleber ouve, atentamente, e argumenta possibilidades e caminhos.
Em reunião ocorrida nesta quinta-feira, 22, na sede do Ministério de Educação, em Brasília , o secretário substituto da SECADI , Cleber Santos, tendo como participantes os estados de Alagoas, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Ceará, Maranhão e Paraná fez escuta dos relatos de experiências, memórias, dificuldades , desafios e sobretudo, do entusiasmo valente, dos estados presentes para reativação dos Fóruns, ou melhor, Fórum. Estadual Permanente de Educação e Diversidade Étnico Racial.
Ou, simplesmente, os Fóruns ERER.
Tem duas décadas, que a partir da iniciativa da SECADI/MEC de criação dos Fóruns ERES que representantes de diversos segmentos sociais, dos estados da federação, passaram a contribuir para ampliação e enriquecimento do diálogo, no substanciar a implementação da Lei nº 10.639/03.
O legal é que o retorno isso acontece 20 anos.
Esta ativista, Arísia Barros, que criou e coordenou a formação e execução de muitas ações vitoriosas, do Fórum ERER , em Alagoas foi convidada, pelo MEC-SECADI para as discussões.
Que bacana!
A pauta foi longa, diversificada , extremamente produtiva e aproveitando a ocasião, sem nenhum arrodeios, solicitamos ao Cleber Santos Vieira, o secretário, um Help institucional para consubstanciar o projeto do Instituto Raízes de Áfricas , no divulgar a vida, obra, a importância máxima da maceioense e sufragista negra, Almerinda Farias Gama, importante referencia de resiliência negra, na história nacional.
Ele respondeu:- Vamos tentar!
Esta ativista faz figa para que dê certo.
Salve, Almerinda Farias Gama.
Obrigada, secretário!




