Em resposta ao mau tempo que atinge diversas regiões do estado, a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) suspendeu, por precaução, todas as atividades presenciais nos campi de Maceió, Rio Largo e Viçosa nos dias 19 e 20 de maio. A medida busca preservar a segurança de estudantes, professores e técnicos diante do risco de alagamentos e deslizamentos apontado por órgãos meteorológicos.

A instituição informou ainda que o Restaurante Universitário (RU) de Maceió manterá funcionamento nesta segunda-feira (19), atendendo exclusivamente ao público residente da Residência Universitária, e somente no horário de almoço.

A universidade reforçou que a comunidade acadêmica deve ficar atenta aos seus canais oficiais para novas atualizações, e orientou que estudantes e servidores priorizem a segurança.

Confira a nota na íntegra: 

“Em razão das fortes chuvas, estão suspensas todas as atividades presenciais na Ufal nos campi de Maceió, Rio Largo e Viçosa nos dias 19 e 20 de maio de 2025. O Restaurante Universitário (RU) de Maceió funcionará apenas para o almoço de hoje (19/05) e seguirá atendendo exclusivamente os moradores da RUA. Fiquem atentos aos canais oficiais para novas atualizações. Se cuidem!”

 

Uncisal mantém aulas, mas com flexibilizações

Já a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), por sua vez, decidiu manter as atividades presenciais, mas adotou flexibilizações. Segundo comunicado publicado nas redes sociais da instituição, não serão aplicadas faltas nem realizadas avaliações durante o período de instabilidade climática.

A Uncisal informou ainda que monitora a situação em tempo real, em diálogo com a Defesa Civil e os institutos meteorológicos. Caso haja interrupção no transporte entre municípios e a capital, as aulas poderão ser suspensas. Qualquer alteração será divulgada pelos canais oficiais da universidade.

A Defesa Civil de Alagoas orienta que a população evite deslocamentos desnecessários e redobre a atenção, especialmente em áreas de risco. As chuvas devem continuar nas próximas 72 horas, com possibilidade de desastres, segundo previsão da Semarh.

Confira a nota na íntegra: 

"A Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) informa que está acompanhando atentamente a situação das chuvas que atingem o estado nos últimos dias e em contato com os órgãos oficiais de meteorologia e Defesa Civil.


Reforçamos o nosso compromisso com a segurança da comunidade acadêmica e, por isso, as aulas estão mantidas, porém, não serão computadas faltas nem realizadas atividades avaliativas enquanto perdurar a situação de instabilidade climática.

Em caso de interrupção de transportes dos municípios até a capital Maceió as atividades de ensino devem ser suspensas. No entanto, a decisão da suspensão das atividades acadêmicas será divulgada pela universidade. Por enquanto, as aulas estão mantidas.

Orientamos que estudantes e servidores priorizem a segurança e fiquem atentos aos comunicados oficiais da Universidade por meio dos canais institucionais."