A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) está realizando um levantamento acerca das unidades diretamente afetadas pelas fortes chuvas que caem desde o último sábado (17), especialmente na capital.

Até o momento, oito escolas suspenderam as aulas, permitindo, assim, que as equipes possam realizar a limpeza das unidades, além de eventuais reparos. Uma das unidades afetadas foi a José da Silveira Camerino, localizada no Cepa, em Maceió.

Ainda no início da manhã, equipe da Superintendência de Engenharia da Seduc esteve na escola para avaliar os danos e já planejar a execução dos serviços necessários à retomada das atividades, que deve acontecer em breve.

A Superintendência também já concluiu o isolamento da área na qual parte da mureta do Cepa desabou, próximo à passarela da Avenida Fernandes Lima. As equipes recolheram entulhos e fixaram tapumes para evitar que pessoas acessem aquele trecho.

O Superintendente de engenharia, Lucas Raniery afirma que a falta de escoamento das águas pluviais na principal via de Maceió contribuiu de forma decisiva para o episódio.

Ele também destaca a importância do serviço de drenagem, sobretudo, em áreas sujeitas a inundações, a exemplo do trecho onde o muro cedeu.

“Nós temos feito tudo o que está ao nosso alcance para manter estável o nível da ‘Lagoa do Cepa’. Mas a quadra chuvosa sempre traz esse tipo de problema. É preciso, portanto, que o Município faça a sua parte. Como a lagoa recebe as águas da Avenida Fernandes Lima, o transbordamento é inevitável. E se não fosse essa lagoa, que 'criamos' como uma medida paliativa, as ocorrências de alagamento nesse trecho seriam piores”, explica o engenheiro.

 

 

As outras unidades que tiveram as aulas suspensas nesta segunda-feira foram: Escola Capitão Álvaro Victor (Vergel do Lago); Escola Major Emiliano da Fonseca (Vergel do Lago); Escola José Oliveira Silva (Vergel do Lago); Escola Cincinato Pinto (Farol); Escola Rodriguez de Melo (Ponta Grossa); Escola Padre Cabral (Fernão Velho); e Escola Guedes Nogueira (Chã de Bebedouro).

 

A Seduc reforça que cada gestor das escolas afetadas fica responsável por informar a alunos e servidores sobre a retomada das atividades em sua unidade de ensino.

 

Ainda como medida de segurança, a Seduc, por meio da Comissão Organizadora dos Jogos Estudantis de Alagoas (JEAL), também decidiu suspender as partidas de voleibol que aconteceriam, nesta segunda-feira, no ginásio da Escola Princesa Isabel, no Cepa.

 

E em virtude do alerta meteorológico que prevê mais chuvas nas próximas 72 horas, as disputas foram remarcadas para os dias 22, 23 e 26 deste mês de maio.

 

“Nossas equipes seguem atentas, percorrendo todas as unidades cujos gestores têm relatado situações decorrentes das chuvas, para que possamos solucionar os problemas no mais breve espaço de tempo, evitando, assim, maiores prejuízos à comunidade escolar. As aulas serão retomadas na medida em que cada escola apresentar as condições de novamente receber estudantes e servidores em segurança”, afirma a secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos.

 

 

*Com Ascom Seduc