Virou notícia nacional, com destaque na Folha de S. Paulo. No domingo passado, Dia das Mães, o município de Rio Largo foi palco de uma tremenda festa, aparentemente bancada pela deputada Gabi Gonçalves, por Gilberto Gonçalves (pai da parlamentar e ex-prefeito) e pelo deputado federal Arthur Lira. Detalhes do evento foram revelados pela Folha em reportagem nesta quarta-feira. O auge da folia foi a realização de um bingo.
A promoção de bingos é ilegal no Brasil há muitas décadas, como lembra o texto do repórter Josué Seixas. Mas as autoridades públicas envolvidas nesse caso de Rio Largo, ao que parece, revogaram a lei. Em vídeo levado às redes sociais, o próprio Arthur Lira sorteia os números para o povão anotar nas cartelas. Tudo sob a luz do dia.
Segundo as informações divulgadas pelos organizadores, foram entregues aos premiados geladeiras, camas, fogões, sofás, celulares, televisores, 11 mil reais e uma moto novinha em folha. O negócio parecia um comício. O ex-prefeito, a deputada e o ex-presidente da Câmara se portaram como se estivessem num ato de campanha eleitoral.
Escrevi acima que essa farra toda foi bancada aparentemente pelos políticos citados. É que a reportagem da Folha procurou as assessorias das três figuras públicas para esclarecer a origem do financiamento da festa, mas ninguém esclareceu nada. Pelas imagens, o sucesso da iniciativa resta evidente. Lira está em campanha para 2026.
Rio Largo, como se sabe, viveu dias de tensão desde o começo deste ano. Gilberto Gonçalves é acusado de, com apoio de vereadores, tentar dar um golpe contra o prefeito eleito Pedro Carlos da Silva Neto. GG pretendia continuar mandando na prefeitura, uma vez que foi o principal padrinho do sucessor. Na confusão, os dois romperam a aliança.
A presença festiva de Arthur Lira no bingo de Rio Largo mostra que ele é o grande fiador das peripécias de GG. Acossado pelo ex-aliado que tem amigos poderosos, o prefeito Pedro Carlos procurou o governo estadual e o Ministério Público para pedir socorro. GG foi contido, mas, como se vê agora, segue no embalo. Ao lado de Lira, quem pode, pode.