A Unidade Educacional da Ufal em Penedo vai sediar, de 15 a 17 de maio, o 1° Encontro dos Grupos Observando os Rios – Alagoas. O evento é organizado pelo Laboratório de Ictiologia e Conservação (LIC), com o apoio da Fundação SOS. Mata Atlântica, do Projeto Meros do Brasil e da Secretaria do Meio Ambiente de Penedo.
De acordo com o professor Cláudio Sampaio, um dos organizadores, o encontro “marca um momento histórico para a conservação dos rios em Alagoas” a partir dos debates durante três dias, quando irão reunir voluntários, comunidades, gestores públicos, professores e instituições comprometidas com o monitoramento da qualidade da água.
O projeto Observando Rios é cadastrado como extensão na Ufal e dialoga com muitas disciplinas dos cursos de Engenharia de Pesca e Biologia, além das escolas da rede pública de Alagoas e Sergipe. O evento que vai reunir todos os envolvidos tem como objetivo fortalecer a atuação coletiva e promove a conscientização ambiental, incentivando a participação comunitária na conservação dos recursos hídricos, essenciais para a qualidade de vida e o equilíbrio dos ecossistemas.
“Além de celebrar uma década de ações dedicadas à proteção dos rios, o encontro será um espaço estratégico para discutir resultados, compartilhar experiências e desenvolver novas formas de comunicação e colaboração entre os grupos”, destacou o professor Cláudio Sampaio.
A programação conta com palestras de especialistas, representantes de organizações não governamentais, instituições públicas de ensino e convidados de destaque, como a Fundação SOS Mata Atlântica, o Projeto Meros do Brasil, IFAL, Associação Peixe Boi, Instituto Biota, Instituto Amigos da Natureza, entre outros, reforçando a importância de parcerias para a sustentabilidade hídrica na região.
“Este evento não só consolida os avanços já alcançados, mas também abre caminho para uma nova fase de mobilização, conhecimento e cuidado com as águas de Alagoas”, reforçou o docente.
Acompanhe a página oficial do LIC no IG para saber mais e confira a programação completa:
15/05 – Quinta-feira | 19h às 20h | Ufal Penedo – Sala 2
– Palestra O Mero: o guardião das águas, com Tiago Albuquerque, supervisor de Educação Ambiental do Projeto Meros do Brasil (AL).
16/05 – Sexta-feira | 19h às 21h | Ufal Penedo – Sala 2
– Roda de conversa sobre água: Projeto Observando os Rios como ferramenta de mobilização e de informação, com César Pegoraro, educador e mobilizador da Fundação SOS Mata Atlântica.
17/05 – Sábado | 9h às 12h | Casa da Aposentadoria
– Reunião dos grupos “Observando os Rios”;
– Apresentação de resultados;
– Comunicação, intercâmbio e articulação local e regional.