O lançamento oficial do Selo Unicef da edição 2025 a 2028 foi feito nesta segunda-feira (12) na Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) e reuniu prefeitos, secretários e técnicos municipais de Saúde, da Educação e Assistência Social, sendo a adesão prevista para o novo ciclo de 85 municípios alagoanos.
O Selo é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) junto a diversos parceiros da sociedade civil e governos, para apoiar os municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira a garantir os direitos de crianças e adolescentes.
A adesão dos prefeitos será até o dia 9 de julho de forma on line e gratuita pelo site www.unicef.org.br. Vale ressaltar que na última edição 58 municípios de Alagoas foram certificados por seu compromisso com políticas públicas assertivas para o público em questão.
A chefe do escritório do Unicef para os Estados de Alagoas, Pernambuco e Paraíba, Imaculada Prieto, afirmou que dentre os objetivos do lançamento do selo é mostrar aos secretários e prefeitos a importância de fazer parte desse movimento de cuidado e proteção dos municípios pela infância.
“Nossa meta é de uma adesão de 100% para que tenhamos mais crianças e adolescentes com seus direitos constitucionais garantidos. O auditório cheio mostrou o compromisso dos principais atores envolvidos com esse público e nossa expectativa é que esta edição seja histórica em Alagoas”, destacou Imaculada.
O presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems-AL) e vice-presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Rodrigo Buarque, afirmou que o Estado tem profissionais comprometidos com as causas sociais e a saúde pública tem sido um dos pilares que tem avançado pela dedicação dos secretários da pasta, sobretudo na Atenção Básica, e em todas as faixas etárias. Rodrigo reafirmou que o Cosems-AL vai contribuir com esta estratégia de sucesso que visa incentivar municípios na promoção dos direitos da infância.