A UNINASSAU Maceió promove a campanha Cadeira Vazia com o objetivo de representar as vítimas de feminicídio e conscientizar a comunidade acadêmica sobre o tema. De acordo com dados da Rede de Observatórios da Segurança, que monitora nove estados brasileiros, em 2024, uma mulher foi vítima de feminicídio a cada 17 horas. Em Alagoas, até março de 2025, já foram registrados seis casos desse tipo de crime.
Em cada sala da Instituição de Ensino Superior (IES), uma cadeira vazia destaca a mensagem da campanha e apresenta um QR-Code que dá acesso a uma cartilha informativa sobre a violência contra a mulher e os principais canais de denúncia. A peça representa, simbolicamente, uma vítima de feminicídio que poderia estar ali, estudando naquele espaço.
“A iniciativa lembra, a cada um dos estudantes, as diversas vidas interrompidas pelo feminicídio, tanto a nível nacional como estadual. Esse problema é urgente e deve ser combatido. Como Instituição de Ensino, é nossa missão abraçar a causa e ser um ambiente de conscientização e segurança para todas as mulheres do meio universitário” afirma Paulo Pucu, reitor da UNINASSAU Maceió.
Todas as Instituições de Ensino Superior mantidas pelo Ser Educacional possuem uma cadeira vazia adesivada relacionada a casos de feminicídio. O projeto é promovido em parceria com o Instituto Banco Vermelho, Instituto Maria da Penha e Grupo Mulheres do Brasil.
