Alunos e professores da Escola Municipal Zumbi dos Palmares realizam um protesto, na tarde desta terça-feira (25), para denunciar o abandono da unidade pela Prefeitura de Maceió. A escola está localizada no conjunto Rosane Collor, no bairro do Clima Bom.

Com uma faixa que exibe a mensagem “População reprova JHC pelo descaso com a Escola Municipal Zumbi dos Palmares”, a comunidade escolar exige melhorias na infraestrutura da unidade e soluções para o calor excessivo nas salas de aula. Durante o horário mais quente do dia, os alunos se organizaram para não entrar nas salas, como forma de protesto contra as altas temperaturas no local.

Em entrevista à reportagem, o professor Luiz Carlos dos Santos explicou que a Prefeitura instalou dois aparelhos de ar-condicionado por sala, mas a rede elétrica da escola não foi adequadamente revisada. Devido à carga insuficiente de energia, os equipamentos nunca chegaram a funcionar. “Os aparelhos foram instalados há quase um ano e meio, mas até hoje continuam sem funcionar”, afirmou o docente.

Além do problema térmico, Luiz também denunciou a escassez de professores e profissionais essenciais na unidade. “A situação não se resume ao calor nas salas; faltam muitos professores, psicólogos, profissionais para acompanhar estudantes com necessidades especiais e outras carências”, disse.

O CadaMinuto já havia destacado, na terça-feira (18), a falta de docentes na instituição. Segundo o professor, disciplinas fundamentais como inglês, Ciências, Língua Portuguesa e Arte estão sem professores, além da ausência de educadores para o 1º e 4º anos.

Outro ponto crítico é a paralisação da obra da quadra de esportes, interrompida há mais de seis meses devido à falta de pagamento à construtora responsável. O local está tomado por mato alto, refletindo o cenário de abandono da unidade. A falta de poda das árvores também é motivo de preocupação, pois os galhos altos podem causar infiltrações no telhado do refeitório e dificultam a produção da merenda escolar.

 

Outro lado

Em nota, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) informou que foi realizada uma reforma na rede elétrica da Escola Municipal Zumbi dos Palmares para viabilizar a instalação de novos equipamentos de ar condicionado, e que, após alteração na tensão, a Equatorial Alagoas executou uma extensão na rede, causando atraso. 

“Não há pendências ou diligências a serem sanadas, tendo a Semed atendido a todas as exigências da Equatorial, restando agora tão somente a vistoria e energização por parte da concessionária.”, declarou em nota. 

Sobre a obra do ginásio, o contrato com a construtora foi encerrado em 2024 por descumprimento de prazos, e estão sendo avaliadas alternativas para retomar a obra. E sobre a falta de profissionais, a Semed declarou que convocou mais de 5 mil novos servidores por meio do Processo Seletivo Simplificado (PSS) e seguirá com as convocações até atender às carências. Confira a nota na íntegra: 

“A Secretaria Municipal de Educação (Semed) informa que para a climatização da Escola Municipal Zumbi dos Palmares foi necessária uma reforma na infraestrutura elétrica, com a instalação de uma subestação, para viabilizar a ligação de novos equipamentos, com total segurança.

A unidade, que antes operava com baixa tensão, agora funciona com média tensão. Com a alteração de tensão, a concessionária de energia Equatorial precisou realizar uma extensão na rede elétrica, o que atrasou o processo de viabilidade.

Não há pendências ou diligências a serem sanadas, tendo a Semed atendido a todas as exigências da Equatorial, restando agora tão somente a vistoria e energização por parte da concessionária.

Quanto ao ginásio da escola, o contrato com a empresa responsável pela execução das obras foi encerrado nem 2024, devido ao descumprimento de prazos e inconformidades na execução de alguns serviços, que estavam em desacordo com os projetos. Ainda estão sendo avaliadas as possibilidades para retomada a obra.

Em relação à carência de profissionais, a Semed reitera que já convocou mais de 5.300 aprovados no Processo Seletivo Simplificado (PSS) e que as convocações prosseguem até que todas as carências da rede sejam sanadas, inclusive àquelas da Escola Zumbi dos Palmares.”

 

 

*Estagiária sob supervisão da editoria