O professor Luiz Carlos dos Santos, da Escola Municipal Zumbi dos Palmares, localizada no bairro Clima Bom, em Maceió, denunciou, nesta terça-feira (18), a grave falta de professores na instituição. Segundo ele, a carência atinge áreas essenciais, como Inglês, Ciências, Língua Portuguesa e Arte.

A escola também enfrenta a ausência de professores para o 1º e 4º anos, além da falta de psicólogos e assistentes sociais. Para o professor, essa escassez reflete o descaso da gestão do prefeito JHC com a educação pública. 

“Nas escolas públicas de Maceió, só estudam os filhos de famílias humildes, de baixo poder financeiro, e, por isso, as famílias pobres não merecem, segundo esse prefeito, prioridade nas questões fundamentais como saúde e educação pública”, afirmou.

Além da falta de professores, Luiz Carlos relatou outros problemas graves enfrentados pela escola, como o calor intenso dentro das salas de aula. Apesar de os aparelhos de ar-condicionado terem sido instalados há mais de um ano, eles ainda não estão em funcionamento, contrariando a promessa da gestão municipal.

Outro problema crítico é o abandono da obra da quadra de esportes, paralisada há mais de seis meses devido à falta de pagamento à construtora responsável. O mato tomou conta da área, agravando o estado de abandono. A falta de poda das árvores ao redor da escola também preocupa: os galhos altos causam infiltrações no telhado do refeitório e dificultam a produção da merenda escolar.

Como se não bastassem todos esses problemas, a escola ainda sofre com a falta de Profissionais de Apoio Escolar (PAE), essenciais para o acompanhamento de crianças com necessidades especiais. “Isso prejudica ainda mais a aquisição de conhecimentos dos alunos”, explicou o professor.

Luiz Carlos fez um apelo urgente para que a Prefeitura de Maceió tome providências imediatas, garantindo condições adequadas para o ensino e o atendimento das necessidades dos alunos. 

“Nós, que fazemos a Escola Municipal Zumbi dos Palmares, exigimos que todas essas carências sejam imediatamente solucionadas, começando pela chegada dos professores das disciplinas mencionadas”, concluiu.

O CadaMinuto procurou a Semed, que informou, por meio de nota:

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) informa que para a climatização da Escola Municipal Zumbi dos Palmares foi necessária uma reforma na infraestrutura elétrica, com a instalação de uma subestação, para viabilizar a ligação de novos equipamentos, com total segurança.

A unidade, que antes operava com baixa tensão, agora funciona com média tensão. Com a alteração de tensão, a concessionária de energia Equatorial precisou realizar uma extensão na rede elétrica, o que atrasou o processo de viabilidade.

Não há pendências  ou diligências a serem sanadas, tendo a Semed atendido a todas exigências da Equatorial, restando agora tão somente a vistoria e energização por parte da concessionária.

Quanto ao ginásio da escola, o contrato com a empresa responsável pela execução das obras foi encerrado nem 2024, devido ao descumprimento de prazos e inconformidades na execução de alguns serviços, que estavam em desacordo com os projetos. Ainda estão sendo avaliadas as possibilidades para retomada a obra.

Em relação a carência de profissionais, a Semed reitera que já convocou mais de 4 mil aprovados no Processo Seletivo Simplificado (PSS) e que as convocações seguirão, até que todas as carências da rede sejam sanadas.

 

*Estagiária sob supervisão da editoria