Entre o meio da manhã e a tarde de sábado, Davi Alcolumbre foi eleito para presidente do Senado, com apoio de 73 dos 81 integrantes da Casa. Eduardo Girão e Astronauta Marcos Pontes receberam quatro votos. O resultado confirma o grande acordo costurado entre governo e oposição, com distribuição de cargos aos diferentes blocos que atuam no parlamento. O novo presidente volta à cadeira que ocupou entre 2019 e 2021.

Durante o andamento da sessão, o momento de comédia ficou por conta do senador Marcos Do Val, o homem que treinou a Swat. Visivelmente alterado, ele subiu à tribuna para defender sua candidatura a presidente, mas no meio da fala anunciou que estava fora da disputa, retirava o nome. Com raciocínio truncado e frases desconexas, Do Val atacou o STF e especialmente o ministro Alexandre de Moraes. Esse é um caso perdido.

No discurso da vitória, Alcolumbre defendeu as emendas ao orçamento, mecanismo pelo qual deputados e senadores destinam recursos a suas bases eleitorais. Está na Constituição. O problema é como o Congresso ajeitou as coisas na última década. A voracidade do Legislativo sobre a peça orçamentária do Executivo chegou ao escândalo a partir da gestão Arthur Lira na Câmara Federal. A farra segue em andamento.

Disse o novo presidente do Senado que, sem as emendas, “o abismo social seria muito maior nesse país”. É uma tentativa de distorcer os fatos à base de uma chantagem nada original. O caso das emendas está pelo Supremo, daí porque a ênfase de Alcolumbre na defesa do esquema. Ele fez elogios à harmonia entre os poderes, mas mandou um recado sutil aos ministros da corte. Pode haver atrito com esse tema delicado.

Num colegiado com 81 senadores, ser eleito com 73 votos é uma vitória que se pode chamar de “acachapante”. Mas o novo mandachuva não terá vida fácil entre os seus, caso não se mantenham todos os itens combinados. As chamadas pautas ideológicas podem incendiar o ambiente, assim como a relação com o STF. Incendiária também é a ideia de anistia para os golpistas que cumprem sentenças no sistema prisional.

Em alguma ocasião, essas bombas estarão na mesa do presidente do Senado. As circunstâncias políticas e econômicas do momento terão influência nas escolhas de Alcolumbre. O bolsonarismo e a ultradireita vivem em guerra aberta com o governo e a esquerda. A realidade de agora projeta boas confusões para o mandato de Davi.