O deputado federal Alfredo Gaspar (União) segue coletando assinaturas para instalação, na Câmara dos Deputados, de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a suposta venda de sentenças em tribunais Brasil afora, a CPI das vendas de sentenças. 

Ao blog, a assessoria de Comunicação do parlamentar informou que, até o momento, o pedido conta com 111 assinaturas - das 171 necessárias -, sendo Alfredo o propositor e único alagoano da lista. 

Conforme o deputado federal, a CPI visa investigar esquemas milionários de venda de decisões judiciais no país; promover maior transparência e combater práticas de corrupção no Judiciário; e dar respostas à população.

No final de outubro, cinco desembargadores do Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul (TJ-MS) foram afastados dos cargos durante a operação Ultima Ratio, da Polícia Federal e da Receita Federal, por suspeita de participação em esquema de vendas de sentenças judiciais. 

No mesmo período, o Supremo Tribunal Federal (STF) foi acionado para apurar suposto esquema de venda de sentenças também no Superior Tribunal de Justiça (STJ).