Convenção de Grupo político que comanda a gestão de Maravilha, anunciou os nomes de Nino e Luizinho para Prefeito e Vice-Prefeito, e foi marcada por grande participação dos mais de mil funcionários contratados pela prefeitura, que teriam sido coagidos a participar do evento, sob pena de demissão imediata.
A convenção dos partidos Republicanos e PSD aconteceu na data de ontem, 05 de agosto, em Maravilha, sertão alagoano e oficializou os nomes de Nino e Luizinho para concorrerem ao cargo de Prefeito e vice-prefeito, representando a atual gestão, comandada por Conceição Albuquerque e por seu marido Márcio Gomes, ex-diretor geral do Detran, e que tem em seu currículo 3 mandatos de prefeito de maravilha e 2 prisões por corrupção. Porém, desde o final de semana e durante toda a segunda-feira, outros fatos dominaram o debate político da cidade: a denuncia de funcionários fantasmas na prefeitura, recebendo, inclusive salários maiores que a média dos funcionários contratados e a grande pressão para que todos servidores da prefeitura, sejam eles comissionados, efetivos ou terceirizados comparecessem ao evento.
Na última sexta-feira, iniciaram nas redes sociais denúncias de supostos funcionários fantasmas na Prefeitura. Segundo estas denúncias, pessoas que são reconhecidamente apoiadores da atual gestão e que tem relevância nas redes sociais, estariam recebendo vultosos salários por intermédio do Instituto que gerencia o serviço de mão-de-obra da secretaria de administração do município. Tais denúncias, que segundo o que expõe o perfil na rede social, baseou-se no próprio portal de transparência da prefeitura e no portal de transparência do Instituto, mostrou que os salários que estes supostos funcionários fantasmas estariam recebendo são até 7 vezes maior que menor salário pago para colaboradores contratados, o que vem gerando um grande sentimento de revolta e de injustiça, tanto para quem depende dos serviços públicos e nota uma deficiência nos serviços públicos, quanto para quem trabalha diariamente e recebe salários muito menores que os supostos funcionários fantasmas.
Além disso, nesta segunda-feira surgiram denúncias de que os mais de 1.800 funcionários que prestam serviços para a prefeitura, bem como aqueles que são servidores comissionados, foram coagidos a comparececem à convenção eleitoral. Há relatos de liberação de expediente mais cedo no dia, pressão de gestores e até ameaça de demissão imediata em caso de não comparecimento do funcionário no evento, e até que seria utilizada a ata da convenção como uma lista de presença dos funcionários. Tais denúncias trouxeram um clima de grande descontentamento e revolta, até mesmo entre àqueles que compareceram ao local da convenção.
Na convenção, o único parlamentar de mandato presente foi o Deputado Estadual Antônio Albuquerque, irmão da atual prefeita, o que chamou a atenção, tendo em vista que nas demais convenções da região a presença de diversos parlamentares foi a tônica deste ano, o que pode demonstrar um certo isolamento político do grupo que hoje gerencia o município. Resta saber se esse isolamento político, combinado com tais denúncias, poderão impactar a eleição do grupo da situação, nesta que promete ser uma das disputas mais acirradas do estado.