O protagonismo do Comitê Municipal de Igualdade Racial, da Prefeitura de Maceió, no 21 de março

24/03/2024 22:26 - Raízes da África
Por redação
Image

O Comitê Municipal de Igualdade Racial é formado por vinte secretarias e órgãos da Prefeitura de Maceió, no aprendizado de agregar conhecimentos e estimular saberes.

Juntos estamos abordando temas difíceis como o racismo institucional e estrutural, e,  no 21 de março, Dia Internacional pela Eliminação da Discrimnação Racial, o Comite foi a campo, na Cidade Sorriso I, no Benedito Bentes II, periferia na parte alta da cidade, para por em prática o discurso antirracista.

Para a  comunidade do entorno, foi ofertado  momentos de conversas aprofundadas sobre letramento racial , com profissionais da Educação municipal, como Luciano Amorim, Gorete Murici, Mávia Júlia e a Simone Souza, inspirando, incentivando, estabelecendo o diálogo com outras linguagens,  multiplicando possibilidades de interação com vozes diversas.

Tivemos o ônibus do CadUnico , com a ação  de atendimento Cadastro Único, Atualização,Inclusão, Bolsa Família,Cartão do Idoso, BPC,  em uma articulação muitíssimo comprometida da Rosangela Santos, representante da Semdes, no Comitê.

A SMS colaborou com os serviços de cuidados com a saúde.

A Neide Jeronimo da Sefaz, foi uma parceira atenta, solicita. ‘No Comitê estou aprendendo a ser uma mulher negra.’- afirma ela.

A Karine Gabriela e o Rosivan Mendes da ALURB nos lembraram da floresta de Baobás que viceja na capital Maceió, a partir do Projeto Baobás. 

Salve Jó Pereira, parceira primeira do Projeto Baobá!

Christiane Méro  representante da Secretaria de Governo é uma propositora de caminhos assertivos, movido pela coletividade e senso de realização.

Contamos com a participação da coordenadora Semtes/Sine - Marielza Xavier

No dia 21 de março, como membros do Comitê Municipal de Igualdade Racial , da Prefeitura de Maceió, exercitamos como um coletivo singular, uma ação antirracista, a partir  das vivências periféricas negras.

Enfim, saímos do discurso para prática, ou ‘botamos a mão na massa’,  o Comitê agradece, ainda a Myriel Cavalcante, secretário da Fmac, pela disponibilidade do Maracatu Yá Dandara, e Ana Paula Mendes da Semuc, pelo apoio.

O Comitê Municipal de Igualdade Racial tem  sentido plural!

Que massa!

 

 

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..