Com Felipe Lins, secretário do gabinete civil, da Prefeitura de Maceió discutimos a intersecção entre gênero e raça na luta por igualdade

02/03/2024 19:58 - Raízes da África
Por redação
Image

Março é um mês que dialoga com universos múltiplos e díspares, portanto,  carece de novas e possíveis releituras.

O mês de março conversa com a diversidade e a tradição da história, sob a ótica  da raça e do gênero.

Em março tem o 8, consagrado como  Dia Internacional das Mulher, que ressalta a importância da mulher na sociedade e a história da luta pelos seus direitos.

E 21 ,  Dia Internacional de Luta Contra o Racismo é um dia de luta contra a discriminação racial, em memória ao chamado Massacre de Shaperville, em Johanesburgo, na África do Sul, em 1960.

Na ocasião, 69 pessoas morreram e centenas ficaram feridas após um confronto com a polícia. Negr@s protestavam pacificamente contra a Lei do Passe, que exigia que portassem uma caderneta que dizia onde poderiam ir ou não. Mais uma lei instituída no período do Apartheid sul-africano, que durou de 1948 a 1994.

Intersecção entre gênero e raça é central na luta por igualdade.

E para promover um olhar inteligente sobre a diversidade do mês, enfocando gênero e raça, a coordenadora  geral da igualdade racial, ( Cogiral), Semuc, Arísia Barros,  esteve em reunião com o secretário do gabinete civil, da Prefeitura de Maceió, Felipe Lins, para fazer uma exposição das propostas  e alinhar as atividades.

A proposta da Cogiral é ampliar o leque de experiências, demandar responsabilidades, criar espaços de aprendizados e troca de experiências, e nessa perspectiva, o Comitê Intersetorial Municipal da Igualdade Racial  será o grande promotor da ação do 21 de março.

O  Comitê Intersetorial Municipal de Promoção para a Igualdade Racial, que conta com 20 secretarias e orgãos,  foi criado pelo executivo municipal, através da Portaria nº 5.882, de 24 de outubro de 2023 , com  o objetivo de substantivar a implementação das políticas antirracistas, como uma rede colaborativa no entrelaçar as múltiplas expertises para o fortalecimento das políticas relacionadas.

Após a escuta atenta, Felipe Lins, o secretário afirmou: ‘-Importante que tenhamos as muitas secretarias e órgãos da Prefeitura de Maceió atuando no comitê, além de mostrar unidade, traduz um aprendizado conjunto.’

É isso, em março, a Prefeitura de Maceió discute gênero e raça.

Equidade!

É o Programa Maceió é Massa Sem Racismo.

Salve, março!

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..