Por onde andará, Quitéria? Você sabe?

28/01/2024 19:07 - Raízes da África
Por redação
Image

Essa ativista conhece Quitéria faz bem uma década , de longas conversas, feito  pausas,  das caminhadas, na orla de Maceió. 

A  “casa” de Quitéria fica  nas  imediações da Lagoa da Anta, em um bairro nobre da capital turística, Maceió.

Quitéria é uma senhora, preta, pobre de marré-marré-deci, 63 anos, alcoólatra, em situação de rua, simpática ( quando não está abusada) e tem uma percepção muito boa dos entornos do mundo,  em que vive, apesar, do alcoolismo..

-É pra  esquecer, um pouquinho, a solidão e o sofrimento-assente.

É uma mulher  inteligente , perspicaz e com uma consciência arguta, porque quem vive nas ruas tem que ressignificar a arte da sobrevivência.

Esta ativista gosta de conversar com Quitéria sobre as vivências do universo, que habita. entretanto, faz um ano e 2 meses que não a vejo, por  força de um problema físico-motor, as caminhadas diárias ficaram em stand bye,  e, agora,  no retorno, cerca de uma semana,  às andanças, senti falta de  Quitéria, no cenário da lagoa..

Na verdade, a mulher, em situação de rua, é uma griô, a prova viva da força de um povo, que traz a tradição da resiliência.

Por onde andará, Quitéria?

 

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..