A Campanha Maceió é Massa Sem Racismo, da Prefeitura de Maceió é destaque na Revista Raça. Que massa!

14/01/2024 13:55 - Raízes da África
Por redação
Image

A Revista Raça é  a primeira e mais conceituada revista do Brasil, com conteúdo relacionado à cultura afro e um dos objetivos é elevar a autoestima da população negra.

A Campanha Maceió  é Massa Sem Racismo idealizada pelo Instituto Raízes de Áfricas e administrada, institucionalmente, pela  Prefeitura  de Maceió,através da Semuc é uma grande incubadora de ideias que visa,  a partir da promoção do pertencimento/ identidade negra, no município de Maceió,  promover releituras, dos conceitos sociais estereotipados, estigmatizados, internalizados e sistêmicos, juntando a gestão pública e sociedade civil.

Desde novembro de 2023 que várias ações vêm  acontecendo como continuidade da Campanha Maceió é Massa Sem Racismo

E uma delas foi a Roda de Conversa sobre racismo e saúde mental nas escolas, que ocorreu dia 09 de janeiro,  no Coletivo Mulheres Pretas Periféricas, no Benedito Bentes.

Com a mobilização de um público significativo, entre mulheres, crianças e adolescentes, a Roda oportunizou espaço de reflexão e fala, como a da estudante, Evelin Santos, 18 anos, , que já participou de atividades em que o racismo foi discutido na escola, mas que na ocasião não se reconhecia como uma mulher negra. “A questão do próprio aceitamento, foi o que mais me tocou. Eu estou começando a me aceitar como sou agora, mas quando era pequena não me aceitava”, afirmou a estudante.  

A roda de conversa também abordou os 21 anos da Lei° 10.639, que estabelece a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileiras nas escolas. 

"A educação antirracista é a ferramenta preciosa  para o combate ao racismo. A gente precisa ter conhecimento sobre racismo. Quando entendemos essa realidade, adquirimos o poder da mudança"- diz Arísia Barros, coordenadora geral da igualdade racial.. 

“Essa roda de conversa também é importante para as mulheres do nosso coletivo, que , ainda, estão na fase de descoberta sobre  racismo e suas consequências. A presença de uma psicóloga é importante para que as mulheres do Coletivo  se sintam mais preparadas para  fazer enfrentamento  ao racismo cotidiano”, pontuou a presidente do Coletivo Mulheres da Periferia, Erivânia Gatto. 

A Campanha Maceió é Massa Sem Racismo investe na Escuta Ativa, das periferias priorizando e legitimando a criação de politicas públicas antirracistas.

É massa!

 

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..