Prefeitura de Maceió discute racismo e saúde mental da população negra, ou, estamos no Janeiro Branco

08/01/2024 22:55 - Raízes da África
Por redação
Image

Evidenciando a importância do Janeiro Branco,  mês de conscientização e cuidados com a saúde mental, alinhado ao  09 de janeiro, que marca uma das grandes lutas do movimento, em prol da educação antirracista, os 21 anos da  Lei nº 10.639/03, a Prefeitura de Maceió, através da Coordenação da Igualdade Racial, Semuc,  realiza Roda de Conversa,  visando promover , ampliar o  diálogo sobre a questão, inclusive sobre a perspectiva de ressignificar o sofrimento psíquico, atravessado pelo racismo.

A Lei nº 10.639/03 é considerada um marco na educação brasileira, pois ela tornou obrigatório o ensino de história e cultura africana e afro-brasileira e representa a culminância dos esforços do Movimento Negro na efetivação de uma política educacional que considerasse a participação dos povos negros na formação histórica e cultural de nosso país.

Discutir o impacto do racismo na saúde mental da população preta e periférica, marcada pelas desigualdades sociais, com  jovens e mulheres , do Coletivo de Mulheres Pretas, Periféricas, , oportuniza  ferramentas de  enfrentamento  à  violência estrutural que adoece corpo e alma.

Oportuniza, também,  o conhecimento da Legislação Federal antirracista, como política pública

A ação, acontece, dia 09 de janeiro, às 14 horas, no Conjunto Cidade Sorriso I, Benedito Bentes  terá a facilitação da coordenadora geral da igualdade racial, Arísia Barros e da psicóloga Poly Moraes.

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..