Foi , nos anos 2000, que Schuma Schumaher contou , para esta ativista, sobre a grandeza da vida e obra de Almerinda Farias Gama

12/12/2023 19:24 - Raízes da África
Por redação
Image

Nos anos 2000, a cineasta,carioca,  Patrícia Mourão apresentou à esta ativista, a escritora, pedagoga, ativista antirracista e militante feminista, Schuma Schumaher .

Na época, Schuma estava coordenando a REDEH, Rede de Desenvolvimento Humano, que lá do Rio de Janeiro reverberava o movimento de difundir e consolidar , nacionalmente, a política de gênero, do movimento de mulheres, para além das fronteiras

A  partir de inúmeras pesquisas e incursões investigativas, a REDEH  potencializou o exercício político do resgate de  muitas mulheres que , apesar de lutas homéricas,  sofrem apagamentos históricos, principalmente se a política de gênero faz interface com a raça.

No ano 2000, Schuma e Erico Vital  lançam o biográfico Dicionário Mulheres do Brasil: De 1500 até a atualidade, dentre muitos ícones , referenciando a sufragista, advogada, negra, maceioense, Almerinda Farias Gama.

E, em 2015, mais um livrona praça, o Mulheres no poder: trajetórias na política a partir da luta das sufragistas do Brasil,de  Schuma e Antônia CEVA.

Em 2016, quando do lançamento do livro, em Maceió, Alagoas tivemos um bom debate com Schuma, sobre a preservação da memória coletiva e a necessidade da interlocução  da questão do gênero com a política antirracista, e  nessa oportunidade , reafirmamos a importância de Almerinda.

E depois de mais de 20 anos,sufragista, advogada, negra, maceioense, Almerinda Farias Gama, que me foi apresentada nos livros de Schuma tem agora, o  nome e uma placa  no Parque da Mulher, em Maceió, para celebrar sua vida e obra.

Que massa!

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..