Homenagem da Prefeitura de Maceió à sufragista, Almerinda Farias Gama é notícia, em Brasília. Que massa!

03/12/2023 18:33 - Raízes da África
Por redação
Image

Na sexta-feira, 30 de novembro , Luiz Claudio,  repórter da Agência Brasil, em Brasília,  contactou  esta ativista, via zap-zap afirmando : Queremos produzir uma reportagem sobre a homenagem que Maceió vai prestar à Almerinda Gama. Gostaria de marcar uma entrevista com a senhora.

E, é claro que aceitamos, né?

Almerinda Farias Gama negra, intelectual, sindicalista e advogada, nascida em Maceió, em  16 maio de 1899. Pioneira na atuação na política nacional, sendo parte importante do movimento sufragista brasileiro de 1932,  já tem seu nome inscrito no Parque da Mulher.

Essa é uma das ações singulares  da Campanha Maceió é Massa Sem Racismo, da Prefeitura de Maceió, através da Semuc e Instituto Raízes de Áfricas.

E o Parque da Mulher, localizado no bairro da Jatiúca, com previsão de inauguração para dezembro,  será uma bússola representativa de universos de  protagonismo femininos, das Alagoas dos  Palmares

E falamos, com Luiz. sobre a importância do resgate da figura da sufragista ancestral  e a proposição à  Câmara de Vereadores, para  criação do Dia de Almerinda, tendo como objetivo criar um movimento para celebrar  reconhecimento de  um ícone, como Almerinda Farias Gama e a preservação da história coletiva negra, maceioense.

Foi um diálogo produtivo, bons registros. E, o repórter deixa recadinho-lembrete: A reportagem vai sair na Agência Brasil e Rádio Nacional.

Que massa!

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..