Quando a Prefeitura de Maceió reúne todo seu corpo de profissionais de comunicação para conversar sobre imprensa antirracista, se faz protagonista no Brasil todinho. É inédito!

26/11/2023 08:53 - Raízes da África
Por redação
Image

 

Manhã de sábado e a sala no Hotel Ritz  Lagoa da Anta lotou de gente ávida de conhecimentos. A cor laranja da capa das cadeiras trouxe luz vibrante para o ambiente.

A Secom,  tendo como base a Campanha  Maceió é Massa Sem Racismo convidou e todas as  assessorias  de comunicação do executivo municipal,, para uma ação inédita no Brasil todinho, e elas responderam sim.

Juntamos um monte de  entusiasmad@s profissionais e estagiári@s das secretarias, autarquias e órgãos da Prefeitura de Maceió para uma boa conversa sobre “Imprensa Antirracista, uma Conversa em Formação’ .

E a troca de ideias ficou boa, substantiva, gigante, mediada pela premiadíssima jornalista Juliana Cézar Nunes, da  Empresa Brasil de Comunicação.

A jornalista Niviane Rodrigues, assessora direta de comunicação, prefeito João Henrique Caldas  ficou maravilhada com as falas de Juliana Nunes:

-Eu confesso que não focava a questão do racismo em minhas pautas, mas, ouvi-la,  despertou  a importância da questão, de uma  forma urgente. Você, Juliana, com esse jeito  eficiente e pedagógico  nos desperta para a responsabilidade profissional, de que é preciso avançar.

Na verdade, a pauta do antirracismo na Campanha Maceió é Massa Sem Racismo é um processo desafiador de construção de sentidos para articulação de ideias, e precisa de muitos braços, olhares atentos, para além do discurso de novembro.

Mas, olha que legal,  a partir de diálogos robustos, muitas conversações, a Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial da Semuc, está alinhavando caminhos , dentro do poder executivo municipal, agregando  todas suas vertentes e,  principalmente, gente, para falar em empatia.

E aqui é preciso é destacar as pontuações assertivas, resolutivas da secretária-adjunta de comunicação,  jornalista Eliane Aquino, que, de comum acordo com o secretário Filipe Valões,  tem de forma hábil e resolutiva  deixado o caminho fluido, possível.

E de Ana Paula Mendes, a secretaria da Semuc, com seu modo dinâmico  de ser,  tem possibilitado ferramentas para redimensionar essa nova experiência de pensar a desconstrução do racismo estrutural, a partir da implementação de políticas públicas.

Foram 52 profissionais, entre estagiári@s,da comunicação social da Prefeitura de Maceió, presentes à conversa antirracista.

Obrigada!

Estamos traçando metas.

Quando  a Prefeitura de Maceió  reúne todo seu corpo de profissionais de comunicação para conversar sobre imprensa antirracista , se faz protagonista no Brasil todinho. É inédito!

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..