Por que a Assembleia Legislativa de Alagoas que fortalece o silêncio em relação a questão racial, durante o ano todinho, celebra o 20 de novembro? Consciência negra?

20/11/2023 09:57 - Raízes da África
Por redação
Image

Alagoas é um estado que se autodeclara 70% negro e também uma terra marcada por profundas desigualdades sociais, a partir da raça.

Alagoas é um estado que possui 1,7 milhão de pessoas em situação de pobreza, ou seja, metade da população alagoana (51,7%) sofre iniquidades sociais gravíssimas. E nesse contexto, em relação à pobreza extrema, o estado atinge a marca, estratosférica de mais de 523.000 (quinhentos e vinte e três mil) alagoan@s.

Alagoas é o país da fome, onde cerca da metade da população sofre iniquidades gravíssimas geradas pela ausência de comida no prato, à mesa, em estômagos alheios.

Essa população que passa fome, no país exclusivo, da República das Alagoas, é de maioria negra.

Mas, deixa te contar  um segredinho: existe um fundo, chamado de Fecoep, ou o Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza, com  um caixa substantivo, abastecido de milhões de reais, criado com a finalidade de trazer dignidade à pobreza ostensiva e ofensiva, que grassa nas terras de Palmares.

E, representantes legais do povo, inclusive da população negra, na Casa de Tavares Bastos, sabem disso e tem o poder de intervenção,mas, o FECOEP, depois de construir hospitais aqui e acolá, saiu da pauta  política d@s parlamentares, (ninguém nunca mais ouviu falar) e a fome do povo negro das Alagoas dos Palmares que se ajeite de outra forma.

E, como hoje é 20 de novembro, a Assembleia Legislativa aproveita a oportunidade da efeméride para “celebrar" o comprometimento com o "Dia da Consciência Negra”.

Só pra contrapor e reafirmar que hoje é dia da resistência negra.

O povo tem fome de politicas públicas equânimes.

Cadê?

Eita, Aqualtune!

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..