Maria Inês Barbosa, pioneira nos estudos sobre a saúde da população negra no país , foi aplaudida de pé, em Brasília

A doutora em Saúde Pública, pela USP, Maria Inês Barbosa é, também assistente social .
Maria Inez Barbosa é uma cientista investigativa, em estudos e pesquisas que buscam, a real implementação de uma política nacional de saúde integral da população negra.
Nascida em São Paulo, atualmente mora em Salvador.
Escreveu a primeira tese no país sobre racismo na Saúde, em 1998.
Seu foco para o investimento em saúde são as periferias negras e pobres
Suas pesquisas, estudo estratégicas para a saúde da população negra e ativismo trazem um universo de histórias surpreendentes.
Além de seu pioneirismo e reconhecida importância no mundo acadêmico, Maria Inês Barbosa é referência em formulação de politicas públicas de saúde para negr@s e mulheres.
Faz defesa da saúde como o direito e dever do estado, um acesso universal e igualitário.
Segundo ela: “Mobilizar em torno da saúde da população negra é chamar atenção em torno de fazer o SUS efetivamente, com acesso igualitário, universal a todas as ações e serviços de saúde. ‘
Durante o 1º Seminário Nacional de Vigilância em Saúde da População Negra, ação conjunta do Ministério da Saúde e Ministério da Igualdade Racial, que aconteceu nos dias 23 e 24 de outubro, no auditório Hotel Kubitschek Plaza, em Brasília, Maria Inês Barbosa, um ícone na história foi aplaudida de pé.
Salve, ela!
Comentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.
Carregando..