Uma mulher como você, desistir?- indagou, incisivamente, a doce Carol, para esta ativista

24/10/2023 21:44 - Raízes da África
Por redação
Image

 

O 1º Seminário Nacional de Vigilância em Saúde da População Negra, uma ação integrada Ministério da Saúde e Ministério da Igualdade Racial, aconteceu nos dias 23 e 24 de outubro, no auditório Hotel Kubitschek Plaza, em Brasília,  reuniu as gentes daqui e d’acolá, numa produtiva incursão no universo da saúde integral

Ressoar rico de vozes diversas, na verdade,, foi a representação de um vasto conjunto de vozes, desde as representações de secretarias de saúde estaduais ministérios, universidades e lideranças do movimento negro, como esta ativista, presidenta do Observatório Estadual de Políticas para Promoção da Igualdade Racial e coordenadora do Instituto Raízes de Áfricas.

Foi um espaço salutar para fomentar ideias, aumentando a capacidade de ver além, a partir de mundos alheios.

Foram tantas e muitas conversas, promovendo contribuições de valor incomensurável, em uma jornada de acúmulos, partilha de saberes,  possibilidades e oportunidades.

O que foi essencial para ressaltar a importância do comprometimento com a politica antirracista.

Estamos construindo  a política de solução.

Vale, também, destacar os espaços da delicadeza, como o criado pela doce, Carol, do MS.

Essa ativista participou com a sergipana, Carolina Sharize, a Carol do mesmo grupo de trabalho e na hora do almoço nos organizamos para ir até o restaurante, mas, ao perceber a longa distância do mesmo, e, com o limitador de não ter o tendão de Aquiles da perna direita,  essa ativista decidiu:- Vou nada, é muito longe!!

E Carol, preocupada:- Você vai ficar sem comer? Arrematou:- Vamos, eu te ajudo. Segure no meu braço, a gente vai devagar. É logo ali.

Atendendo ao chamado, retomamos a caminhada, mas, birrenta, alguns passos adiante, falei:- Vou não. Desisto.

A moça parou  e falou bem incisiva:- Uma mulher como você, desistir?

Esta ativista encarou a moça, que tinha acabado de conhecer, aprumou os ombros, equilibrou a coluna e seguimos até o restaurante.

A inquirição de Carol me lembrou quem eu sou.

Empatia.

O 1º Seminário Nacional de Vigilância em Saúde da População Negra foi, também, um lugar de afetos, bordado de delicadezas.

Obrigada, Carol!

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..