A linha entre o trabalho e a vida pessoal tem se tornado cada vez mais tênue, especialmente com o advento do trabalho remoto. Camila Tenório, advogada, chama atenção para a importância de respeitar os limites do horário de trabalho, um aspecto crucial tanto para empregadores quanto para empregados.
“Os direitos e deveres dos trabalhadores não mudam, independentemente de onde o trabalho é realizado. Pedidos e demandas devem ser limitados ao horário de trabalho estabelecido”, afirma a advogada.
A legislação trabalhista brasileira é clara sobre os limites de tempo que os empregados devem ser solicitados para atividades de trabalho. A violação desses limites pode levar a consequências legais significativas, causando, inclusive, gastos à empresa, pois esta terá que pagar as horas extraordinárias, além de que a recorrência deste comportamento pode afetar a saúde organizacional e a moral do empregado.
Dra. Camila enfatiza que é uma questão de respeito e legalidade. “O equilíbrio entre vida profissional e pessoal é um direito protegido. A observância estrita dos horários de trabalho é uma prática que beneficia tanto o empregado quanto o empregador”, completou.