O OEPPIR-AL faz Escuta Ativa, em Gênero e Raça na MESM sob o tema racismo e saúde mental. É o Programa Nacional de Equidade do Ministério da Saúde. Que bacana!

17/10/2023 12:17 - Raízes da África
Por redação
Image

20 de outubro é sexta-feira, e nesse dia, Arísia Barros, presidenta do OEPPIR-AL e coordenadora do Instituto Raízes de Áfricas, recepcionada pela enfermeira e diretora da Maternidade Santa Mônica, Elisangela Sanches, tem encontro marcado com profissionais de psicologia da MESM, objetivando robustecer o diálogo, como prosseguimento da ação iniciada em 15 de setembro.

A Escuta Ativa em Gênero e Raça, projeto piloto, iniciativa do Observatório Estadual de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, instância do movimento negro, em Alagoas, propõe uma escuta, de ouvidos microscópicos, como ferramenta de imersão em realidades, vivências diversas, das trabalhadoras do SUS, da Maternidade Santa Mônica, 

É importante ressaltar que a ação do OEPPIR-AL é um desdobramento  voluntário do Programa Nacional de Equidade de Gênero, Raça e Valorização das Trabalhadoras no SUS, iniciativa inédita do Hospital Português e Ministério da Saúde.

E na segunda rodada de conversas debateremos sob o tema “As implicações do racismo na saúde mental das trabalhadoras da Maternidade Santa Mônica”, para aproximar as profissionais de psicologia do tema, ressaltando a importância de se entender a estrutura racista a qual toda a sociedade brasileira está inserida, para a partir daí, traçarmos, a construção de uma linha de cuidados, como rede de proteção à saúde mental e pautar estratégias de enfrentamento ao problema.

Política da solução!

O Escuta Ativa em Gênero e Raça do OEPPIR-AL é uma forma dinâmica de experenciar passos, como sociedade civil, ( tentativas de erros e acertos), de afirmar que é possível estruturar caminhos, construir alicerces , para não só fortalecer as profissionais de saúde do SUS, como também ressaltar a importância da representatividade em gênero e raça, em todos os espaços, para que tenhamos uma sociedade, verdadeiramente, equânime.

E novamente, a companheira, Elisangela Sanches, diretora da Maternidade Santa Monica topou o desafio, para a realização de mais uma Escuta Ativa..

Que bacana!

 

Quando: 20 de outubro

Onde:  Maternidade Santa Mônica

Av. Comendador Leão, S/N - Poço, Maceió

Horas: 9h

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..