Por que Alagoas, berço simbólico do Quilombo dos Palmares, não tem representação política significativa negra, ou antirracista, no Congresso Nacional?

11/09/2023 11:20 - Raízes da África
Por redação
Image

Alagoas segundo dados do IBGE é um estado negro, mais da mais da população se designa, pardos e pret@s.

O segundo menor estado da República Federativa do Brasil tem encravado em seu território, um marco referencial para a humanidade, feito uma bússola de resistência atemporal: o Quilombo dos Palmares, na decantada Serra da Barriga, municipio de União dos Palmares..

Alagoas é um estado negro, entretanto, essa identidade estatística não transpõe os muros do conservadorismo político,e nem em ações da institucionalidade.

A pauta racial  é extremamente desimportante para   representantes do estado, eleitos por esse mesmo povo dito negro,  no Congresso Nacional, seja na Câmara Federal, ou Senado Federal.

Vamos abrir parênteses para traçar um paralelo, entre Alagoas e o Rio Grande do Sul:

No estado do Rio Grande do Sul pretos e pardos somam 18,9% da população negra, ou seja, estamos falando, de um território majoritariamente branco e conservador, que desde 2002 elege um político, preto, investidor na construção   de politicas públicas para  negr@s, mulheres e jovens discriminad@s , com forte representação na pauta racial.

Atuando, agora, no Senado é de sua autoria a Lei 12.288, do Estatuto da Igualdade Racial.

Não é contraditório que o estado branco do Sul, eleja um político negro,tendo como suplente umamulher negra, com  real entendimento de  que o legado estruturante do racismo  é um obstáculo desafiador, que precisa ser transposto para que haja alterações sistêmicas, focando um desenvolvimento equânime do pais?

E  sendo, Alagoas um estado nordestino, dito negro, é inconcebível, que não tenhamos nenhuma representação política significativa negra, ou brancos antirracista no Congresso Nacional, que promovam, a partir de ações amplas e efetivas, a política  robusta da equidade, além da festa pontual e esquecível  do 20 de novembro.

O enfrentamento ao racismo estrutural , a partir da construção politica, é um caminho incontornável.

E quando os representantes politicos do estado de Alagoas, negros e não negros,  vão “despertar” para a questão?

Quando é que vidas negras importam?

Onde é que estamos errando?

Eitátátátá!

 

 

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..