Com o Dia dos Pais se aproximando, lojistas e comerciantes do Centro de Maceió têm preparado os estoques para atender à demanda dos consumidores que desejam comprar algum item para presentear os pais. 

Neste ano, segundo o consultor empresarial e diretor da Aliança Comercial, Alexsandro Geraldo dos Santos, a expectativa para a data é extremamente positiva, com a projeção de um crescimento de 8% nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado.

Os estabelecimentos do Comércio focados no público masculino terão, ao longo da semana, o horário de funcionamento estendido em uma hora e permanecerão abertos “até o último cliente” no sábado (12), véspera do Dia dos Pais, para atender aos compradores de última hora.

“As lojas estão oferecendo condições especiais para compras, incluindo descontos progressivos com base no volume de vendas. Além disso, estão usando sinalização, brindes e embalagens temáticas relacionadas à data”, citou Alexsandro.

O Dia dos Pais é a quinta data mais importante para o varejo. Para atrair a população, a Aliança Comercial promoverá a 11ª edição da tradicional exposição de veículos antigos. A exposição acontece na sexta-feira (11) e no sábado (12), a partir das 9h, na Rua da Alegria.

Além disso, na sexta, será lançado o projeto Acessibilidade Digital, que oferece conexão Wi-Fi gratuita para todos os clientes que visitarem o Centro de Maceió, aumentando a acessibilidade e conectividade.

Pesquisa de preços

Um levantamento feito pelo Procon Maceió mostrou que, em relação aos produtos do mesmo modelo, há uma variação de preços considerável em diferentes lojas.

Entre os presentes eletrônicos, as caixas de som apresentaram uma diminuição de 38,40%, em comparação com a pesquisa do Dia dos Pais do ano passado. Já na perfumaria, este ano, houve um aumento de 43,86% nos preços dos kits, que custam a partir de R$ 39,90.

Praticamente quatro em cada dez brasileiros que vão comprar um presente de Dia dos Pais, ou 38,8% desses, pretendem gastar mais neste ano em comparação com a celebração de 2022, segundo pesquisa da startup de pagamentos Koin. 

Também é apontado que 80% dos respondentes da pesquisa devem parcelar a compra através de diferentes modalidades de pagamento, como boletos e Pix parcelados — com 36,6% e 7,7% da preferência, respectivamente.