Criança não é tudo igual, ou, a infância na perspectiva do Alexsandro dos Santos, 11 anos, do Quilombo Abobreiras de Teotônio Vilela. Já se inscreveu no Omode?

08/08/2023 23:16 - Raízes da África
Por redação
Image

Omode quer dizer infância, na língua africana, iorubá.

Omode é o nome da Roda de Conversa Sobre Crianças e Infâncias Invisíveis. um espaço para o protagonismo infantil.

Iniciativa do OEPPIR-AL Observatório Estadual de Políticas para Promoção da Igualdade Racial e do Instituto Raízes de Áfricas, a Roda traz a proposta de pensar a criança, na diversidade da infância, principalmente, aquelas socialmente,  invisíveis, como sujeitos de direitos e possuidoras de saberes próprios.

Criança não é tudo igual!

Como se dá o processo de construir e reafirmar a identidade e ao mesmo tempo ter que lidar com o racismo estrutural das infâncias nos quilombos?

O que uma criança quilombola sabe, pensa e como reage diante da experiência do racismo?

Compreender a comunidade e o território na perspectiva das crianças é a proposta da mesa: *Kekerê = * Pequeno, sobre Infância, Crianças, Raça e Racismo: Implicações a Partir das Vozes Infantis, ou, o Que as Crianças têm a Nos Ensinar Sobre o Assunto, explicitando os saberes infantis.

E  o Alexsandro dos Santos, de 11 anos, nascido e criado no Quilombo Abobreiras , no município de Teotônio Vilela, vai falar sobre infância , no território.

A ação, contextualizada no 9ª Ciclo Nacional de Conversas Negras- Agosto Negro ou o que a História Oficial Ainda Não Conta tem o apoio da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas, Jó Pereira, Prefeitura de Maceió, Governo do Estado, Governo Federal

A Roda acontece dia 16 de agosto, das 13 às 18 horas, sala Ponta Verde, Centro de Convenções, em Jaraguá Maceió, AL.

Se avexa, faz a inscrição e vem ouvir os saberes do Alexsandro. 

Ainda não se inscreveu?

Anota o link: https://doity.com.br/omode-roda-de-conversa-sobre-criancas-e-infancias-invisiveis#registration

O blog tem autorização de responsáveis para veiculação da  matéria sobre Alexsandro,com foto da criança.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..