Com as fortes chuvas que caíram em toda Alagoas nos últimos dias, a Defesa Civil e outros órgãos competentes têm se mantido alertas para possíveis ocorrências. Somente no último final de semana, Maceió teve um volume de 216 mm de chuvas.

De acordo com Vinicius Pinho, chefe da Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), nesta quarta-feira (24), ainda há previsão de chuva para todas as regiões do estado. 

“Na quarta à noite e na quinta-feira, a chuva em todo estado deve voltar a se intensificar. Isso faz com que mantenhamos o risco de deslizamento de terras em encostas”, destacou.

O meteorologista apontou que há alerta vigente para o Litoral, incluindo a Região Metropolitana, Zona da Mata e Baixo São Francisco. “O risco, hoje, é de escorregamentos, deslizamento de terra e alagamentos em áreas com falhas na drenagem urbana”.

Em relação aos rios, Vinicius explica que, como a chuva tem se concentrado mais na região Leste e está sendo bem distribuída, não há elevação significativa do nível da maior parte dos rios, especialmente porque está chovendo pouco nas nascentes em Pernambuco.

A recomendação, segundo o chefe da Sala de Alerta, é que a população siga a orientação da Defesa Civil de seu município e do Corpo de Bombeiros, caso se encontre em áreas consideradas de risco.

 

Prevenção

O coordenador-geral da Defesa Civil da capital, Abelardo Nobre, destacou que a pasta trabalha com a prevenção de acidentes desde janeiro deste ano, com as ações do programa Previne Maceió. 

“Entre as ações, está a proteção das encostas com a aplicação de lonas, que é bastante eficaz para evitar deslizamentos no período chuvoso, enquanto as obras definitivas estão em andamento”, pontuou.

Além da ação de aplicação de lonas, Abelardo citou que são realizadas diversas ações integradas com outras secretarias, como poda de árvores, desobstrução de galerias de águas pluviais e limpeza de canais.

 

Orientações à população

A Defesa Civil orienta aos moradores das áreas de risco que busquem local seguro no período chuvoso e, principalmente em dias de chuva, na casa de parente e amigos. E a Prefeitura dispõe de abrigos para acolher os que necessitarem.

Para qualquer ocorrência, a população pode acionar a Defesa Civil pelo 199 ou 156. E para receber a mensagem de alerta, pode se cadastrar enviando o CEP por mensagem de texto para 40199.