Além de defender a educação de qualidade na rede pública, o presidente da AMA, Marcelo Beltrão, quer a criação de um Centro de Treinamento de alto nível para formação de atletas. A ideia foi apresentada ao governador Paulo Dantas e a secretária estadual de Educação, Roseane Vasconcelos.

Alagoas tem hoje vários jovens medalhistas de atletismo que só têm o Campus da Ufal como base para os treinamentos. A distância também dificulta os deslocamentos para que alunos da rede pública possam treinar e se profissionalizar para competições internacionais, além dos jogos estudantis.

“É uma iniciativa para já,” disse Beltrão que também é prefeito de Coruripe. “Estamos de olho no mundial de Atletismo e nos jogos da juventude em 2026.” Vamos descobrir atletas que possam disputar títulos mundiais. Talentos a disposição do estado e do país que só precisam de apoio”, pontuou.

Em Coruripe, através do programa bolsa atleta, inúmeros talentos estão sendo revelados. Esta semana acompanhado da atleta olímpica Bruna Farias e os jovens atletas Maísa e Vinícius, medalhista de ouro no Campeonato Ibero-Americano de Atletismo, o prefeito mostrou ao governador a necessidade de uma intervenção na pista já existente no Cepa e apoio financeiro a modalidade, para que os atletas possam continuar se desenvolvendo no esporte e representando Alagoas no cenário nacional e internacional.

“Descobrimos a Maisa que tem hoje o 36º melhor tempo do mundo na categoria sub 1 e recentemente competiu pela seleção brasileira sendo medalha de ouro. O Jonatas Vinícius, outra descoberta, tem o 10º melhor tempo do mundo no sub 18.

A atleta olímpica Bruna Farias, que já representou o Brasil em duas Olimpíadas contou que precisou deixar o Estado para treinar em São Paulo por falta de estrutura, mas que hoje retorna com o compromisso de construir esse caminho para os novos talentos dentro de Alagoas.

Ao presidente da AMA, durante a visita ao Cepa, a secretária Roseane Vasconcelos garantiu a revitalização da pista já existente que está próxima dos padrões oficiais, além da criação de instalações para outros treinos musculares. “Vamos aproveitar e também estimular alunos da rede estadual. Tenho certeza de que os pioneiros vão estimular novos atletas. A parceria com a AMA e o apoio do governador são o pontapé para esse grande projeto”, concluiu.