Pão de Açúcar, no sertão alagoano, deu um passo histórico ao implantar a primeira Secretaria Executiva da Primeira Infância do Estado de Alagoas, se consolidando como referência em políticas públicas voltadas às crianças de zero a seis anos. A iniciativa é resultado direto da mobilização que levou o município à conquista do Selo UNICEF em 2024 e visa garantir a continuidade e a efetividade das ações estabelecidas no Plano Municipal da Primeira Infância.
O processo teve início em meados de 2023, culminando na conquista do Selo UNICEF em 2024. Com o apoio do prefeito Jorge Dantas e da secretária de Governo e primeira-dama, Soraya Dantas — peça-chave na mobilização — iniciou-se a elaboração de um plano abrangente, intersetorial e com forte participação comunitária.
"O plano foi construído com a participação da comunidade, com audiência pública — inclusive com as próprias crianças — que disseram ao prefeito o que desejavam para o município. Isso resultou num documento rico e transformador, envolvendo saúde, educação, proteção social, urbanismo, cultura, esporte e lazer, meio ambiente e recursos hídricos e muito mais", destacou o prefeito Jorge Dantas.
A implantação da Secretaria Executiva da Primeira Infância veio como um segundo e decisivo passo, com o objetivo de tirar o plano do papel e promover a articulação contínua entre as diversas secretarias e a comunidade.
"Não adianta uma secretaria querer fazer algo e ficar travada porque depende da outra. A nova estrutura permite que todos trabalhem juntos, compartilhem soluções e avancem de forma integrada. É um trabalho de ponta, com diálogo, parceria e compromisso coletivo", afirmou a secretária de Governo e primeira-dama, Soraya Dantas, uma das articuladoras da iniciativa.
A secretaria também tem promovido encontros mensais com todos os setores envolvidos — realizados sempre na última terça-feira de cada mês — para discutir avanços, identificar desafios e buscar soluções conjuntas.
O impacto da iniciativa já chama atenção dentro e fora do estado. A experiência de Pão de Açúcar foi convidada a ser apresentada no Gazeta Summit, evento que reúne boas práticas de gestão pública. Visitantes e especialistas têm se mostrado impressionados com o nível de articulação e o protagonismo municipal na atenção à primeira infância.
A criação da Secretaria também ganhou apoio institucional do Governo do Estado de Alagoas, por meio do governador Paulo Dantas e da secretária estadual da Primeira Infância, Caroline Leite — natural de Pão de Açúcar — que expressou orgulho e entusiasmo ao ver seu município de origem se tornar o primeiro do estado a estruturar uma secretaria dedicada à infância.
"É uma estratégia pioneira. Não se trata apenas de atenção especial, mas de uma atenção de destaque. Estamos falando de um trabalho diário, consciente e dedicado, que busca transformar realidades. Porque cuidar da Primeira Infância, é cuidar do município inteiro", contou Graça Correia, secretária executiva da Primeira Infância de Pão de Açúcar.
A experiência de Pão de Açúcar reforça que, com planejamento, participação social e vontade política, é possível transformar o presente e o futuro das crianças alagoanas.