O desembargador Washington Luiz tomou posse como presidente do Tribunal Eleitoral de Alagoas (TRE-AL), para o biênio 2023-24, nesta sexta-feira (13). O desembargador Otávio Praxedes assumiu os cargos de vice-presidente e corregedor do órgão.
Washington Luiz ficará a frente do TRE e comandará os trabalhos para as eleições municipais em 2024, nos 102 municípios de Alagoas. Em seu discurso de posse ele destacou algumas metas de sua gestão.
“Queremos aproximar a Justiça Eleitoral da sociedade. Vamos procurar diversificar o atendimento aqui na nossa capital, queremos inaugurar um cartório na parte alta da cidade na região do Tabuleiro e outro aqui próximo ao Centro, para que o eleitor possa ter mais alternativas. Vamos tentar também adquirir um prédio próprio para o Tribunal Eleitoral e fazermos parcerias com aqueles que querem que o voto seja livre, consciente, esclarecido e respeitado”.
Já o desembargador Otávio Praxedes, que se despediu da Presidência do TRE/AL, falou da alegria em transmitir o cargo para o desembargador Washington Luiz.
“Me sinto muito à vontade, pois o desembargador Washington foi meu vice-presidente e corregedor e tivemos uma administração compartilhada, ele me ajudou muito e hoje toma assento como presidente do Tribunal Eleitoral. É um desembargador que já ocupou diversos cargos de gestão e aqui almejo o melhor para ele”.
Otávio Praxedes ressaltou o reconhecimento nacional recebido durante sua gestão. “Registro que na nossa gestão a minha atuação sempre foi direcionada para nobilitar a nossa instituição. Tivemos o reconhecimento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) como o TRE de maior transparência do Brasil, e também em 2021 fomos reconhecidos com a Medalha Diamante do CNJ pela proatividade e transparência, e isso me deixa muito feliz”.
A solenidade de posse da nova Presidência do TRE/AL foi realizada no Pleno do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/Al) e foi acompanhada, entre tantas autoridades, pelo presidente do TJ/AL, desembargador Fernando Tourinho.
Tourinho também assumiu o TJ/AL nesta sexta-feira e ressaltou a importância da harmonia entre os poderes.
“Quero destacar a importância de existir harmonia e respeito entre os três poderes, sempre pensando no que é melhor para os destinos do nosso estado de Alagoas. A gente ama esse estado e penso que se dialogarmos mais, vamos fazer mais”, discursou o presidente empossado.
O desembargador garantiu também "permanente diálogo" com os servidores e magistrados da Justiça alagoana. “Estou convencido de que se eu conseguir contagiar vocês, vamos realizar muito”, disse.

*com Assessoria