Abre seleção, ministra Simone Tebet, para a contratação de mulheres pretas. Vai chover currículos...

05/01/2023 00:09 - Raízes da África
Por redação
Image

Simone Tebet, a ministra do planejamento, no governo Lula, afirmou nesta quarta-feira, (04/01), em entrevista, que está encontrando dificuldades na contratação de mulheres pretas para composição da equipe ministerial. Justificando que a maioria das profissionais pretas são arrimo de família, ou seja,  são as únicas responsáveis pelos meios de subsistência familiar, e devido a essa “limitação” econômica e de mobilidade, fica difícil sair das cidades, mudar residência para Brasília. 

Alegou, também, que os salários pagam não são atraentes.

Tebet diz que quer valorizar, na pasta ministerial,  a diversidade racial e de gênero, já que área é extremamente masculina.

A visão antirracista da ministra é muita boa, mas, as declarações que embasam a postura estão embrulhadas em esteriótipos preocupantes.  

Segundo pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), do IBGE, a população negra corresponde a 55,8% dos brasileir@s e,é, majoritariamente, feminina (as mulheres pretas correspondem a 27% da população). 

São mulheres pretas, que ao longo da história, vem instrumentalizando a luta no enfrentamento ao racismo estrutural, subvertendo a lógica do escravismo, principalmente as mais jovens, e ocupandos lugares de excelência, em diversas áreas, da política de gestão, da economia e etc. e tal.

Potências invisiveis.

Em cada canto do Brasil tem uma plêiade de mulheres pretas, qualificadíssimas, PHD, em competência e sobrevivência, (cor, posição social e territorial específica são condicionantes que enquadram a mulher preta nos grupos mais vulneráveis para o desemprego), e disponíveis para ocupar os espaços na equipe da ministra.

Para agilizar o processo de contratação, Tebet, pode abrir uma seleção de currículos, trocar figurinhas com Anielle Franco e Silvio Almeida, respectivamente ministra da Igualdade Racial, e ministro dos Direitos Humanos, ambos pret@s, ou, como mais uma sugestão:  consultar o Legisla Brasil.

Só precisa planejar, direitinho, que a composição da sua equipe de diversidade, vai dar  muito certo, Simone

Planejamento, entende?

Boa sorte, ministra!

Currículos para simonetebet@senado.leg.br

Saiba mais: https://g1.globo.com/politica/noticia/2023/01/04/tebet-diz-que-quer-montar-equipe-com-diversidade-mas-esta-com-dificuldade-de-contratar-mulheres-pretas-arrimo-de-familia.ghtml#

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..