Fim do impasse: instalação de árvore de Natal gigante é retomada após conciliação entre Estado e Município

25/11/2022 15:10 - Vanessa Alencar
Por redação
Image

A instalação da árvore de Natal gigante no Marco dos Corais, na orla da Ponta Verde, será retomada neste final de semana. O fim do impasse - em relação a isso - entre Estado e Município  ocorreu nesta  sexta-feira (25), em audiência de conciliação na 18ª Vara Cível da Capital, depois da apresentação, pela empresa contratada pelo Município para executar os serviços, de um laudo técnico demonstrando ausência de risco à estrutura do espaço público.

As obras estavam suspensas temporariamente, por decisão da Justiça.

Já a instalação do túnel iluminado, que também faz parte da decoração planejada pelo Município, será discutida em uma continuação da audiência na próxima sexta-feira, 2 de dezembro.

O juiz Manoel Cavalcante de Lima Neto, titular da 18ª Vara e responsável pela condução da audiência, explicou que "a discussão central que o Estado propôs é se a estrutura tinha capacidade de sustentar a árvore que está lá edificada. Mas houve o depoimento do engenheiro que fez um laudo demonstrando que não há risco”.

Ainda conforme o magistrado, em relação ao túnel, o Estado aponta que a estrutura poderia prejudicar a rota de fuga das pessoas, na eventualidade de ocorrer algum incidente no local. “Há uma disposição do Município em reduzir o túnel e também colocar um espaço maior na lateral que possa permitir uma circulação mais segura”, relatou.

“O Estado está buscando uma solução que atenda aos interesses da sociedade e não comprometa a segurança do local. Ficando demonstrado que o empreendimento é adequado, o Estado não tem nada a opor. A audiência foi bastante interessante, a gente conseguiu avançar em vários pontos e acredito que na próxima semana a gente vai chegar num bom termo e encerrar essa questão”, declarou Evandro Pires, subprocurador geral de Alagoas.

O procurador geral do Município, João Lobo, frisou que a estrutura é muito importante para fomentar o turismo em Maceió: “Chegamos a um entendimento sobre a manutenção da árvore, que é um equipamento muito importante para o turismo. O Município se comprometeu em corrigir qualquer eventual dano ali em termos de piso, ou qualquer outro dano, que é um compromisso natural, assim como também fazer o controle de acesso da população no local”. explicou João Lobo.

Na continuação da audiência, na próxima sexta-feira, o Município e o Estado apresentarão estudos específicos de segurança com relação ao túnel.

 

*Com informações da Dicom TJ-AL e da Secom Maceió

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..