A operação Estágio IV, deflagrada nesta terça-feira (16) pela Polícia Federal, que investiga um desvio de R$ 100 milhões do SUS em Alagoas, repercutiu no meio político, principalmente entre aqueles que já vinham denunciando o caos na saúde pública estadual.
O deputado federal Alfredo Gaspar escreveu que “a saúde de Alagoas está em colapso, e a corrupção que toma conta do nosso Estado é a grande culpada. Não é de hoje que denuncio a situação dos profissionais de saúde, com salários atrasados, atendimento precário, falta de insumos, serviços suspensos, associações sem receber. Enquanto o povo sofre, o dinheiro da saúde vira pousada de luxo, viagens internacionais e esquemas milionários”.
O parlamentar defende que não é coincidência a Polícia Federal ter estado na Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), afastando gestores. “Esse dinheiro roubado encheu os bolsos de quem? Se investigar um pouco aprofundado, muita autoridade irá para a cadeia. Secretário é peixe de aquário, tem tubarão na área”.
Já o deputado estadual Cabo Bebeto lembrou discurso feito por ele em novembro de 2024, no qual falou do Núcleo de Ortopedia e Traumatologia (NOT), que também foi alvo da PF:
“Eu avisei. A operação Estágio IV da PF mostrou que a Sesau é realmente o câncer do estado de Alagoas... Que a PF investigue, apure e que cada um pague por seus atos".
O delegado Leonam, também deputado estadual, afirmou que o dinheiro desviado devia estar sendo utilizads para salvar vidas, diminuir as filas nos hospitais, pagar médicos, servidores e terceirizados em dia, coisa que não acontece há tempos no Estado de Alagoas.
O vereador por Maceió Cabo Bebeto lembrou que, na semana passada, foi impedido, juntamente com o também vereador David Empregos, de entrar nas dependências da Sesau.
“Quero ver agora um ‘caba homi’ para impedir a Polícia Federal de cumprir a operação. Por que será que eles não queriam que eu entrasse, hein? Parabenizo a PF e não é por politicagem, não, viu? É porque eu sei que todo dia tem gente morrendo e a gente recebe mensagem de pessoas se implorando, pedindo socorro para salvar seus parentes por conta de um descaso da Sesau, de fato, a pior pasta do Estado”, afirmou.
P.S: A operação não repercutiu nas sessões ordinárias realizadas hoje, na Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) e na Câmara Municipal de Maceió (CMM).









