A deputada federal Heloísa Helena (Rede), assumiu oficialmente o mandato de deputada federal, pelo Rio de Janeiro, nessa terça-feira (16), em razão do afastamento temporário do deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ). A parlamentar fez, na Câmara dos Deputados, um pronunciamento marcado por forte tom político e emocional.

Ela iniciou a fala dizendo que nunca imaginou voltar ao Congresso Nacional em meio a “uma injustiça tão grande como eu vi o deputado Glauber vivenciar e como eu também já vivenciei”. 

HH comparou à situação de Glauber a situação vivida por ela, como senadora, e outros parlamentares durante as discussões acerca da reforma da Previdência realizada no primeiro governo Lula, do qual se tornou opositora ferrenha e, pelo teor do discurso, deve se manter distante do Palácio do Planalto.

A ex-senadora por Alagoas defendeu a abertura da CPI do Banco Master, afirmando que o Parlamento tem a obrigação de apurar irregularidades “com toda a potência e coragem, independentemente de quem seja atingido”: “Quem for podre que se quebre, esteja onde estiver”.

Heloísa Helena afirmou, ainda, valorizar a coerência e a coragem como pilares de sua atuação política, ressaltando que esses valores devem ser respeitados “estejam onde estiverem”. 

Em tom provocativo, afirmou que não se deixará intimidar pelos opositores e destacou que seguirá exercendo o mandato com dedicação: “Aos que me odeiam, se avexem não, que o tempo passa rápido, daqui a pouco Glauber está de volta”.