Maria tem 78 anos e com o lavado de roupa complementa o sustenta de um filho doente e uma penca de netos

11/08/2022 09:03 - Raízes da África
Por redação
Image

A lavanderia Comunitária Claudio Farias fica localizado no bairro de Jatiúca e já foi matéria de uma série de reportagens da mídia local.

A lavanderia , que ocupa um prédio abandonado  abriga uma geração de mulheres, de avó a neta, mãe para filha, separadas por varais com montanhas de roupas estendidas ao vento, no meio do descaso e um abandono visceral do poder público..

Mulheres pobres e pretas,

A empresa comunitária  funciona em um prédio insalubre, do Centro Social Urbano, o conhecido CSU que foi um construído em 1983, através de um projeto do Governo Federal e era mantido pelo Governo do Estado de Alagoas.

O cenário atual é  de completo abandono, mas, há por 13 mulheres valentes, determinadas, lavadeiras que as vezes, desesperançam, mas, continuam  reinventando esperanças na  busca da sobrevivência, como Maria, que aos 78 anos ainda peleja no lavado de roupa para sustentar a família.

78 anos???????

Para discutir essas e tantas outras questões,  tendo como foco as pautas femininas, e, para ir além das doações de cestas básicas ( o emergencial da sobrevivência), o Instituto Raízes de Áfricas  realiza a conversa “A Construção de Políticas Públicas, a partir das narrativas das trabalhadoras lavadeiras manuais de Maceió”, tendo como protagonistas, as próprias lavadeiras. Dar voz às mulheres invisíveis.. Nessa quinta-feira.

A deputada  estadual Jó Pereira é a convidada do dia.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..