Vanessa Alencar
Vanessa Alencar

Maceió anuncia convocação de aprovados em concurso e realização de PSS, para garantir retorno às aulas

Vanessa Alencar|
Secretaria de Educação
Secretaria de Educação / Foto: Ascom Semed

A Secretaria de Gestão e a Secretaria de Educação de Maceió anunciaram, nesta quarta-feira (3), a convocação de professores e demais profissionais aprovados em concurso público vigente e a realização de Processo Seletivo Simplificado (PSS), em virtude da greve dos trabalhadores da educação da capital, iniciada no dia 11 de julho deste ano.

Em nota oficial encaminhada à imprensa, as secretarias explicam que as medidas visam evitar “prejuízo irreparável para a educação das crianças”.

No documento, a Secretaria Municipal de Educação lembra ainda que a decisão decorre diante da "impossibilidade de acordo com os servidores da educação, conquanto o diálogo permaneça aberto desde o início, e com vistas a viabilizar o imediato retorno às aulas da rede municipal de educação de Maceió”.

É citado também o descumprimento, por parte do sindicato da categoria, da decisão judicial determinando o encerramento da greve.

“A atual gestão vem, desde o primeiro dia de governo, esforçando-se para garantir os direitos históricos negados por antigos administradores aos servidores da educação. Já pagamos mais de 200 milhões de reais entre retroativos, biênios e precatórios do FUNDEF, destacando-se, neste último caso, que Maceió foi a primeira capital do Brasil a assegurar esse direito aos professores. No total, de janeiro de 2021 até hoje, a folha salarial da educação já sofreu um incremento de 31,8% com a vantagens e benefícios concedidos, o que demonstra o respeito e a preocupação da Prefeitura de Maceió com a Educação”, conclui a nota conjunta. 

Confira na íntegra:

NOTA OFICIAL

A Secretaria Municipal de Gestão e a Secretaria Municipal de Educação, considerando a impossibilidade de acordo com os servidores da educação, conquanto o diálogo permaneça aberto desde o início, e com vistas a viabilizar o imediato retorno às aulas da rede municipal de educação de Maceió, anunciam que irão convocar professores e demais profissionais aprovados em concurso público vigente e a realizarão Processo Seletivo Simplificado, evitando prejuízo irreparável para a educação das crianças.

Vale lembrar que a decisão judicial que determinou o encerramento do movimento grevista ilegal (proc. 0804946-82.2022.8.02.0000) vem sendo desobedecida pelo Sindicato-Réu, convolando-se em irremediável prejuízo à educação das crianças. 

Registre-se, por fim, que a atual gestão vem, desde o primeiro dia de governo, esforçando-se para garantir os direitos históricos negados por antigos administradores aos servidores da educação. Já pagamos mais de 200 milhões de reais entre retroativos, biênios e precatórios do FUNDEF, destacando-se, neste último caso, que Maceió foi a primeira capital do Brasil a assegurar esse direito aos professores. No total, de janeiro de 2021 até hoje, a folha salarial da educação já sofreu um incremento de 31,8% com a vantagens e benefícios concedidos, o que demonstra o respeito e a preocupação da Prefeitura de Maceió com a Educação.

SOBRE O AUTOR

Jornalista formada pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e autora de quatro livros, Vanessa Alencar desenvolve suas atividades como assessora de imprensa e repórter do Cada Minuto, principalmente na área de política. Instagram e Twitter: vanessa_alencar E-mail: [email protected]

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Todos os direitos reservados