A Má Qualidade do Sono Durante a Adolescência Está Associada ao Desenvolvimento de Transtornos De Ansiedade e Depressão, Diz Estudo!

20/07/2022 08:16 - Cláudio Cerqueira - Psicólogo
Por redação
Image

Problemas de sono em adolescentes podem contribuir para o surgimento de depressão e ansiedade durante o estágio de desenvolvimento e maturação do cérebro.

 

Quando as mudanças circadianas interrompem o sono do adolescente, o cérebro tem menos oportunidade de criar conexões em áreas essenciais para o processamento de emoções e, portanto, é provável que os transtornos de ansiedade e depressão se desenvolvam.

 

A relação entre a diminuição do sono e o aumento dos transtornos de ansiedade pode ser bidirecional, com o sono ruim influenciando a regulação das emoções diurnas e a hiperexcitação atrasando o início do sono. No entanto, as evidências sugerem que o sono ruim é mais provável de preceder o desenvolvimento da ansiedade do que o contrário.

 

A diminuição da capacidade de processar emoções devido ao sono prejudicado também pode contribuir para a depressão, especialmente considerando processos psicológicos compartilhados entre ansiedade, depressão e sono, como vieses cognitivos negativos, catastrofização, ruminação e preocupação.

 

Mecanismos biológicos, psicológicos e sociais podem interagir para aumentar o risco de desenvolver insônia, ansiedade ou depressão durante a adolescência. A alta taxa de comorbidade entre depressão e ansiedade na adolescência não é surpreendente.

 

Apesar da interação triádica de ansiedade, depressão e sono, o sono ruim muitas vezes precede esses distúrbios. Assim, a intervenção precoce das dificuldades do sono pode prevenir ansiedade e/ou depressão futuras, e a intervenção do sono deve ser considerada como uma primeira abordagem para prevenção e intervenção.

 

Referências:

 

Blake, M. J., Trinder, J. A. & Allen, N. B. Mechanisms underlying the association between insomnia, anxiety, and depression in adolescence: implications for behavioral sleep interventions. Clin. Psychol. Rev. 63, 25-40 (2018).

 

Crowe, K. & Spiro-Levitt, C. Sleep-related problems and pediatric anxiety disorders. Child. Adolesc. Psychiat. Clin. 30, 209-224 (2021).

 

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..