Taxa de juros bate recorde de aumento no Brasil e nos EUA

04/07/2022 09:50 - Notícias
Por Assessoria
Image

No Brasil, o Copom elevou, pela 11ª vez seguida, a taxa Selic para 13,25% ao ano, o maior percentual desde dezembro de 2016. Esse movimento também ocorreu no Banco Central americano, que decidiu elevar a sua taxa básica de juros americana em 0,75 ponto percentual, passando a oscilar entre 1,50% e 1,75% ao ano, o maior aumento desde 1994.

A elevação por parte do FED, a autoridade monetária dos EUA, pode resultar em diferentes reações no mercado financeiro global. Com reflexos nos preços de ações na bolsa de valores e em diversos setores como por exemplo o agronegócio, combustíveis, produção industrial, alimentos, entre outros.

Segundo Paulo Sodré, economista e especialista no mercado financeiro, esse movimento de aumento de juros no Brasil e nos EUA deve ser acompanhado de perto por consumidores e investidores para buscar alternativas de proteção e segurança no momento de investir ou empreender.

“Com esse cenário de inflação mais alta, os Bancos Centrais ao redor do mundo começaram a subir os juros para conter o aumento dos preços, o que tende a gerar um efeito nocivo para a atividade econômica, pois juros mais altos diminuem drasticamente a demanda, que tende a levar a um aumento do desemprego, para então ocorrer a desaceleração na alta da inflação, mas a política monetária não tem um efeito imediato na economia, leva um tempo para os efeitos dos juros muito altos começarem a serem sentidos" explica o especialista.

Ambas autoridades monetárias com esses aumentos, buscam frear a inflação. Mas existe uma divergência entre esses aumentos para consumidores e investidores.

No Brasil, o aumento da inflação consequentemente reflete no aumento da taxa selic e preocupa os consumidores que sentem no bolso as mudanças frequentes dos reajustes de preços de combustíveis e alimentos, mas isso faz com que alguns investidores brasileiros poupem o capital aguardando oportunidades futuras.

Já o aumento de juros brasileiro atrai os investidores externos, que desejam investir em títulos públicos do Brasil. Paulo explica que a bolsa brasileira é muito forte em commodities, que estão com nível de preços altos e que tendem a atrair fluxo estrangeiro para essa classe de ativos. Ou seja, mesmo com o aperto monetário externo, isso pode significar condições de maior retorno ao longo do tempo.

“Os juros altos tendem a derrubar a bolsa, o que gera oportunidades de pagar mais barato por boas ações e possivelmente abrir uma boa janela de investimentos em renda variável, e o efeito para os investidores acaba sendo diferente, quem tem algum recurso consegue deixar sua poupança em títulos do tesouro, ganhando dinheiro sem correr risco”.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..