Em 2017,essa ativista apresentou o projeto "Um Quilombo de Baobás", ao IMA. Nada aconteceu. Em 2021 a deputada Jó Pereira topou a missão

19/05/2022 06:49 - Raízes da África
Por redação
Image

Essa ativista, faz tempo, vem enfatizando, reafirmando, substantivando a importância do forte simbolismo do plantio do Baobá, nos quilombos, como representação/celebração da luta e resiliência do povo preto.

Em 2017, o Instituto Raízes de Áfricas discutiu e ficou acordado, em reunião com o presidente do IMA , o plantio simbólico de Baobás, em quilombos alagoanos. Entretanto, contudo, todavia, porém entrou inverno, chegou o verão e outras estações subsequentes e a proposta caiu no esquecimento, encruou.

Mas, essa ativista não se deu por vencida, em anos seguintes buscou novas negociações, entretanto, todavia, contudo, porém o assunto era tratado com extrema desimportância (a política racial no governo anterior era  visto ( ainda é?) como nada consta) e justificativas carregadas de estereótipos: o Baobá fede, me afirmou um jardineiro oficial, refutamos, mas, preferimos entrar em período de hibernação ideistica.

Até que em 2021, em tempos epidêmicos, e em conversas com a deputada estadual Jó Pereira falamos do projeto, ela, entusiasta topou. E graças as mudas trazidas de Pernambuco, nosso Projeto Um Quilombo de Baobás, se fez possível.

Algo tão simples, singelo, mas, muitíssimo marcante na simbologia, pois, como é considerada árvore da vida e atravessa séculos ou milênios o plantio do Baobá em quilombos alagoanos enraíza a esperança, coragem de desbravar mundos, ressignifica a resistência preta.

No dia 13 de maio, dia Nacional de Luta Contra o Racismo celebramos a construção de novos e alvissareiros passos, com o plantio da 6ª muda de Baobá, no Quilombo Birros, no municipio alagoano de Teotônio Vilela, sob a gestão de Peu Pereira.

E, o Quilombo Birros, em Teotônio Vilela tem uma escultura viva, como ícone da resistência de pret@s.

Salve, o Baobá!

Obrigada, deputada estadual, Jó Pereira

E uma recomendação dessa ativista à nova gestão do governo do estado de Alagoas: precisamos falar sobre racismo estrutural. 

Salve!

https://www.cadaminuto.com.br/noticia/2017/06/05/ima-fara-plantio-simbolico-de-baobas-em-quilombos-do-estado-de-alagoas

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..