Raízes da África
Raízes da África

O Aparelha Luzia é um pedacinho do Brooklin, do Harlem no coração de São Paulo

Raízes da África|

O Aparelha Luzia fica localizado no bairro dos Campos Elíseos,em São Paulo.É um centro cultural,  quilombo urbano,  lugar despojado, mas cheio de identidade.

Por que Aparelha Luzia?

Aparelha é ,digamos, o feminino da palavra aparelho, célula de resistência contra a ditadura militar de 64, agregando ,também, uma homenagem a Luzia, o mais antigo fóssil humano, do Brasil.

Sua criação data de 2016,pela ativista, artista, educadora e deputada estadual ,por São Paulo, Erica Malunguinho. 

Chegamos ao salão, por volta das 21 horas,da sexta-feira ,06 de maio, e nos ajeitamos nas cadeiras, em torno da rusticidade de uma mesa comprida, feito uma relíquia.

Há pouquíssimos móveis no salão e as cadeiras são disputadas, mas, quando o DJ entra em cena, elas se tornam obsoletas.

E, aí acontece a mágica, o salão se enche de gente preta estilosa, glamourosa belos blacks, cabelos trançados, brincos étnicos, roupas coloridas.  

A cultura é insurgente. 

A estética é política.  

Na verdade, o Aparelha Luzia é um privilegiado espaço de convivência, que põe em destaque, a produção artística negra, com seus códigos a próprios artísticos, literários, musicais e estéticos,Uma convivência regada a música boa, sorrisos que ecoam pelo salão, corpos que se afirmam através de ritmos que embalam a política assertiva, agregadora, diversa  exercida pela deputada estadual, Erica Malunguinho, dentro e fora do parlamento.

Essa ativista  ficou encantadíssima com o Aparelha  Luzia, que fica na Rua Apa, 78. Campos Eliseos, São Paulo. É um lugar negro emancipado,que produz novas narrativas e o desafio de reexistir,nesse turbilhão político nacional de cancelamentos e apagamentos. 

O Aparelha Luzia é um pedacinho do Brooklin, do Harlem no coração de São Paulo.

Salve, deputada estadual, Érica Malunguinho!

 

 

 

SOBRE O AUTOR

Raizes da Africa

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Todos os direitos reservados